bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Técnicos do Imetropará vão verificar novos radares instalados em Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/01/2015 15h55

O Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará) iniciará na próxima terça-feira (13) a verificação metrológica dos novos radares que serão instalados pela Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). A verificação começará pela Avenida Centenário. Dentro de um mês, o órgão verificará todos os equipamentos instalados na capital paraense.

Serão três "araras" na Avenida Almirante Barroso, uma na Avenida Augusto Montenegro, uma na Avenida Pedro Álvares Cabral e uma na Avenida Centenário. Se todas estiverem em funcionamento, Belém passará a ter 11 radares em operação. Dentre antigos e novos equipamentos, apenas cinco fiscalizam simultaneamente avanço, velocidade e faixa, enquanto os demais mensuram apenas a velocidade.

A verificação dos medidores de velocidade será feita pela equipe técnica do Imetropará, para conferir se a velocidade indicada é a mesma fornecida pelo aparelho medidor. Os testes são realizados em cinco velocidades, dependendo das condições da pista. A emissão dos laudos é condicionada à verificação dos registros fotográficos.

“Os equipamentos aprovados recebem um laudo técnico com validade para um ano. Em caso de reprovação, a empresa responsável pelo radar é autuada e o equipamento interditado. Para a legitimidade das multas emitidas em função dos radares, atendendo aos parâmetros determinados pelo Código de Trânsito Brasileiro, o medidor de velocidade precisa estar verificado e aprovado pelo Imetropará, e a verificação estar dentro do prazo de validade”, explicou Emerson Leite, gerente da Divisão de Instrumentos do Imetropará.

“Vamos garantir o correto funcionamento dos radares que serão instalados em Belém. É a garantia que o condutor tem de que ninguém será multado injustamente. Mas fica o conselho para que todos os motoristas pensem em suas famílias e sigam as regras de trânsito”, ressaltou Jorge Rezende, presidente do Imetropará. Os radares só podem entrar em operação após a verificação metrológica.

Segundo as normas do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), as margens de erro admitidas são cerca de 5 km/h para uma velocidades até 100 km/h, e mais ou menos 7 km/h para velocidades acima de 100 km/h.

<
bwin Mapa do site