bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Edição on-line da Revista Ver-a-Ciência já está disponível

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/06/2017 00h00

A oitava edição da Revista Ver-a-Ciência já está disponível em sua página na internet. A publicação, que passa a ser semestral, é um dos eixos estruturantes da política de incentivo à disseminação e à popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação no Pará, concebida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet). Esta, que é a primeira edição de 2017, traz informações sobre ações, projetos e eventos realizados entre os meses de janeiro e junho.

Neste número, a reportagem de capa trata da inauguração do Laboratório Paraense da Qualidade do Leite, que atendeu a uma antiga demanda dos atores da cadeia produtiva leiteira do estado, como resultado de um esforço conjunto de parcerias institucionais do governo estadual, por meio da Sectet e da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), e do governo federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Outra matéria mostra as certificações de qualificação profissional realizadas pela Sectet em diversos municípios do estado, por meio do Programa Pará Profissional, coordenado pela Secretaria e instituído pela Lei no 8.427, de 16 de novembro de 2016. A finalidade do Pará Profissional é ofertar educação profissional e tecnológica em todo o território paraense, nas diversas modalidades.

O lançamento oficial do Inova Pará, outro programa coordenado pela Sectet, também foi abordado na revista. O evento ocorreu durante a XIII Feira da Indústria do Pará (Fipa), organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). A Feira ainda foi palco para a entrega do I Prêmio Estadual de Inovação na Indústria Mineral, promovido pela Secretaria em parceria com o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), evento transformado, igualmente, em pauta desta publicação.

Outro tema abordado nesta edição são os projetos e pesquisas ligados ao Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), à Universidade Federal do Pará (UFPA), à Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e ao Museu Paraense Emílio Goeldi. Já a tradicional seção “Memória” relembra a grande contribuição prestada, à saúde pública, pelo Instituto Evandro Chagas, em seus mais de 80 anos de existência.

A grande novidade da nova revista fica por conta dos QR Codes disponibilizados ao final de quatro matérias. Eles permitem que o leitor tenha acesso a vídeos ilustrativos sobre o assunto abordado em cada texto a fim de que conheça melhor os projetos e resultados das ações desenvolvidos pela Secretaria.

Serviço:Esta e as outras edições da Revista Ver-a-Ciência estão disponíveis emhttps://www.lancedonovan.com

bwin Mapa do site