bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2022

Romeiros começam a chegar para o Círio de Nazaré via Terminal Hidroviário de Belém

A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) aguarda cerca de 15 mil usuários na semana do Círio de Nazaré

Por Bruno Magno (SEOP)
06/10/2022 11h23

O casal de aposentados Ângela Santana e Raimundo Nonato Santana desembarcou na manhã desta quinta-feira (06), no Terminal Hidroviário de Belém (THB), para passar o Círio de Nazaré com a família. Moradores do município de Santa Cruz do Arari, no arquipélago do Marajó, ambos estavam felizes com o retorno da grande procissão de domingo (09). 

"É uma felicidade muito grande podermos comemorar esse Círio com nossa família, todos unidos, é o nosso Natal, né? Nós temos duas casas, uma no Marajó e outra em Belém, então estamos sempre por aqui com a família", disse Ângela, que trouxe um isopor com vários tipos de peixes para garantir o almoço de Círio. "Nós trouxemos vários tipos de pescada, então o almoço estará garantido. Um feliz Círio para todos", completou Raimundo.

Mesmo não sendo católica, a aposentada Isaura Maria Gomes Barbosa também desembarcou da lancha rápida que veio de Santa Cruz do Arari na manhã de hoje. O motivo foi outro: ela vai acompanhar o filho, que mora em São Luís, no Maranhão, e que vai pagar uma promessa à Nossa Senhora de Nazaré na grande procissão de domingo. 

"Eu sou evangélica, mas não podia deixar de dar esse apoio para ele, que é católico. Estarei ao lado dele para cuidar, dar água, e matar um pouco a saudade também. Ele vem de São Luís só para pagar essa promessa. É uma festa bonita, mesmo não sendo católica, eu participo, afinal Deus é só um", conta ela.

A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), que administra o THB, aguarda cerca de 15 mil usuários na semana do Círio de Nazaré. Os números representam um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Os maiores desembarques devem ser de usuários de municípios da ilha do Marajó como Soure, Salvaterra, Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari.

Para receber os usuários, a CPH atua com agentes e fiscais que prestam auxílio aos usuários durante todos os dias da semana, nos turnos da manhã e da tarde. Para reforçar a vacinação contra a Covid-19 neste período de Círio, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) também está oferecendo vacinação gratuita no espaço, no período de 03 a 07 de outubro; nos dias 11, 13 e 14 de outubro, e de 17 a 21 de outubro, sempre no horário de 08 às 17h. 

O Terminal Hidroviário de Belém funciona todos os dias da semana, das 05h às 20h, com oito linhas fluviais, sendo seis intermunicipais e duas interestaduais.

Veja orientações da CPH para viagens:

- Utilizar máscara e fazer uso do álcool gel, quando necessário;
- Respeitar o distanciamento de segurança;
- Chegar uma hora antes do embarque, tanto intermunicipal quanto interestadual;
- Comprar passagens de empresas regularizadas junto à Arcon;
- Cuidar dos pertences e bagagens;
- Levar documentos para embarque (RG, CNH ou qualquer documento oficial com foto);
- Ao viajar com crianças, levar certidão de nascimento e/ou autorização judicial;
- No caso de dúvidas, solicitar informações de funcionários da CPH identificados com crachás ou coletes do órgão.

bwin Mapa do site