bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2022

Detran inicia Operação Círio 2022 nesta quinta-feira (6) com mais de 230 agentes

O trabalho iniciou nas primeiras horas desta quinta-feira (6) com o apoio aos romeiros que trafegam na BR-316 rumo a Belém para festividade

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
06/10/2022 13h00

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou, nesta quinta-feira (7), a Operação Círio 2022. Este ano mais de 230 agentes de fiscalização atuarão nas principais procissões da festividade nazarena. A operação iniciou nas primeiras horas do dia com apoio aos romeiros que trafegam na BR-316 rumo a Belém. O trabalho segue intensivamente amanhã (7), quando ocorre o traslado da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré de Belém para Ananindeua. O Detran estará presente do início ao fim da romaria prestando suporte operacional à Polícia Rodoviária Federal. Uma viatura e 24 motocicletas do órgão atuarão para garantir a segurança viária dos participantes ao longo do trajeto.

A operação continuará no sábado, quando novamente a equipe de fiscalização acompanhará a Romaria Rodoviária de Ananindeua até Icoaraci. O trajeto costuma ser acompanhado por centenas de veículos, bicicletas e motocicletas. O trabalho consiste em desobstruir vias, fechar cruzamentos e orientar o trânsito para evitar acidentes e garantir a fluidez da procissão.

Ainda no sábado, o Detran atua preventivamente e ostensivamente na barreira da “Moto Romaria”, sendo um dos principais destaques da atuação do órgão durante toda a programação. O objetivo é garantir a segurança dos promesseiros e inibir infrações de trânsito nas vias que antecedem a procissão, principalmente o uso de escapamento irregular e barulhento, condutores sem capacete, veículo com excesso de passageiro (principalmente crianças no tanque de combustível), conduzir veículo sem placa ou com a placa parcialmente ou totalmente coberta, veículo realizando manobras perigosas e conduzir sob influência de álcool. A bareira de contenção será realizada na avenida Marechal Hermes com avenida Visconde de Souza Franco. O teste do etilômetro (determina se existe concentração de álcool no organismo dos condutores será aplicado), se necessário, ao longo da operação.

Segundo o coordenador de operações do Detran, Ivan Feitosa, o aumento no rigor da fiscalização este ano é necessário para evitar situações anteriores que podem colocar em risco a vida dos romeiros. “A fiscalização atende a um pedido da diretoria do Círio e da Polícia Militar para que a Moto Romaria possa ocorrer com a máxima segurança para quem está na procissão pagando suas promessas”, explica Feitosa.

Além disso, os agentes também farão, como de costume, a interdição das vias de acesso à Moto Romaria, Transladação e Círio. O bloqueio das vias iniciará às 6h de sábado, e as vias serão reabertas somente ao final do Círio, no domingo. O acesso será permitido somente aos moradores da área, mediante apresentação do comprovante de residência.

A equipe de educação de trânsito também atua no Círio deste ano com ações educativas em pontos estratégicos de movimentação de turistas, como aeroporto, porto hidroviário e BR-316. As ações educativas iniciaram na última quarta-feira (5) e seguem até amanhã (7).

Confira os pontos de interdição:

AV. QUINTINO BOCAIUVA X RUA BELÉM

AV. RUI BARBOSA X RUA BELÉM

TRAV. BENJAMIN CONSTANT X RUA BELÉM

TRAV. 1º DE MARÇO X TRAV. CARLOS GOMES

TRAV. 1º DE MARÇO X RUA SILVA SANTOS

TRAV. 1º DE MARÇO X RUA CAETANO RUFINO

TRAV. 1º DE MARÇO X RUA GAMA ABREU

RUA ARCIPRESTES MANOEL TEODORO, PRÓX. HOSP. GUADALUPE

AV. SERZEDELO CORRÊA X AV. BRÁS DE AGUIAR

AV. BRÁS DE AGUIAR X TRAV. DOUTOR MORAES

AV. GENTIL BITTENCOURT X AV. BENJAMIM CONSTANT

AV. BRÁS DE AGUIAR X TRAV. RUI BARBOSA

AV. GENTIL BITTENCOURT X TRAV. QUINTINO BOCAIUVA

AV. GENTIL BITTENCOURT X AV. GENERALÍSSIMO DEODORO

AV. GENTIL BITTENCOURT X TRAV. 14 DE MARÇO

AV. MAGALHÃES BARATA X ALAMEDA JOSÉ FACIOLA

RUA ARCIPRESTES MANOEL TEODORO X TRAV. GAMA ABREU.

AV. MAGALHÃES BARATA X ALAMEDA JOSÉ FACIOLA.

bwin Mapa do site