bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2022

Creche Prof. Orlando Bitar promove primeiro Círio e envolve mais de 250 crianças

Pais, tios, avós, professores e voluntários também participaram da programação que contou com celebração religiosa e uma mini romaria

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
06/10/2022 16h30

Mais de 250 alunos da creche estadual viveram a emoção do primeiro Círio da unidade de ensinoÀs vésperas das principais romarias do Círio de Nazaré, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou, nesta quinta-feira (6), o 1º Círio do Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) Prof. Orlando Bitar, em Belém. Mais de 250 crianças participaram da iniciativa que teve o intuito de reforçar valores importantes para a sociedade, como a cultura, a fé, a solidariedade, o voluntariado e o respeito às diferenças. 

A programação iniciou com uma celebração na capela da unidade escolar, seguido de uma pequena procissão pelo quarteirão onde o espaço de aprendizagem está localizado, com direito à berlinda, corda e chuva de papéis picados. Pais, tios, avós, professores e voluntários marcaram presença ao longo de toda atividade pedagógica e acompanharam de perto a empolgação dos estudantes.

Quem passou pelo local se emocionou com a alegria e disposição das crianças durante toda a romaria. Algumas já estavam vestidas com a tradicional roupa de anjo, muito utilizada por crianças durante a grande procissão do Círio de Nazaré, como forma de pagar promessas. Outros carregavam ex-votos, lembrando fiéis que têm graças alcançadas. As pequenas mãos marcadas pela pureza da inocência seguram a corda, um dos maiores símbolos da festividade

TRADIÇÃO

Acompanhando de perto o netinho, Frank Batalha afirma que é fundamental que as crianças tenham mais proximidade com elementos da cultura popular paraense desde cedo. “O ano de 2022 marca o retorno do Círio de Nazaré às ruas, que não é só religioso, mas também cultural. Tudo isso é importante para orientar o nosso pequeno, assim como os demais, a compreenderam o que é, de fato, a religiosidade, a fé e, principalmente, respeitar a crença de cada pessoa”, destacou. 

Realizado há mais de 200 anos em Belém, o Círio é uma grandiosa manifestação de fé e devoção a Nossa Senhora de Nazaré. O evento religioso reúne mais de 2 milhões de pessoas pelas ruas da capital paraense a cada segundo domingo do mês de outubro. A festividade tem status de Patrimônio Cultural Imaterial, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

De acordo com a servidora pública, Camila Fonseca, desenvolver atividades que reforcem essa tradição é importante, porque incentiva e valoriza a cultura do Círio de Nazaré. “Há dois anos que a gente não vivencia essa experiência da maneira tradicional que, com certeza, será única este ano. Minha filha, por exemplo, nunca participou dessa celebração, então acho muito importante que ela tenha esse contato com uma das maiores manifestações de amor e fé”, enfatizou.Gestores, professores e pais acompanharam as crianças na manifestação de fé e respeito ao próximo

PARCERIA

A diretora da unidade, Vera Leal, agradeceu a todos aqueles que ajudaram para o evento. “Oportunizar esta experiência às nossas crianças é uma emoção muito grande, porque tivemos a participação ativa dos pais, dos alunos e dos profissionais da unidade. Esta foi a nossa 1ª edição do Círio do CREI Prof. Orlando Bitar e, no próximo ano, será ainda melhor”, ressaltou.

Vera Leal disse, ainda, que na próxima semana haverá uma extensa programação pelo Dia da Criança, comemorado em 12 de outubro. “Na terça-feira (11), teremos uma missa com a participação do padre Elói de Souza e, ainda, a confirmar, a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Já no dia 14, (uma sexta-feira), teremos um grande festival de atividades e brincadeiras lúdicas para nossas crianças”, complementou.

bwin Mapa do site