bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO EDUCATIVA

Benevides recebe curso de educação para o trânsito do Detran

A iniciativa foca em procedimentos da direção defensiva, como o uso do capacete, não andar na contramão e respeitar os limites de velocidade Os participantes recebem aulas sobre ética e cidadania, comportam

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
07/10/2022 13h33

Mais de 30 moradores do município de Benevides, na Região Metropolitana de Belém, participam desde a última terça-feira (4), do Curso de Formação de Agentes Multiplicadores de Educação para o Trânsito. Ministrado pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), a capacitação acontece em parceria com a prefeitura de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, Transporte e Trânsito de Benevides (Semdestran).

Josicleia de MescoutoA servidora do Detran e coordenadora do curso, Socorro Teixeira, explica que o município ainda registra muitos acidentes, o que torna a formação ainda mais necessária. O curso foca principalmente no uso do capacete, e em procedimentos da direção defensiva como se evitar andar na contramão e respeitar os limites de velocidade.

Os participantes recebem aulas sobre ética e cidadania, comportamento seguro, legislação e metodologia ministradas pelas instrutoras Hima Araújo, Clara Neves e Cilene Oliveira. “É um curso com grande alcance de pessoas de vários setores da sociedade e que vai ajudar muito a prevenir acidentes na cidade de Benevides”, destaca Socorro.

O Curso de Multiplicadores objetiva formar a população sobre como prevenir acidentes. São pessoas consideradas como “braço do Detran”, que atuam em casa, no trabalho e em grupos de amigos, ensinando e cobrando outras pessoas a adotar um comportamento seguro na via.

A iniciativa do Departamento é um estratégia de ampliar a formação de “agentes de educação de trânsito” locais, a fim de reduzir a violência no trânsito em todo o Pará. Somente este ano, mais de 20 cursos já foram realizados em todas as regiões do estado. Outros 10 ainda devem acontecer até dezembro, atendendendo ao chamado das prefeituras.

A Jocicléia de Mescouto mora em Benevides e trabalha como auxiliar administrativo em um escola de ensino infantil e fundamental. Para ela, o curso é uma oportunidade para aprender mais sobre como respeitar as regras de trânsito e aplicar o conhecimento no local de trabalho. “Apesar dos avanços, o município ainda estava precisando dessa formação, primeiramente para que possamos respeitar as normas e depois para que todos possam abraçar essa causa. Com certeza vou levar para a escola para amplicar entre os professores e estudantes”, afirma a servidora pública.

O coordenador de educação para o trânsito da Semdestran, Pedro Neto, explica que as ações educativas têm tornado o trânsito mais humano, e o Detran tem sido um parceiro essencial na qualificação da população. “Precisamos de mais pessoas entendendo da legislação e trabalhando o assunto 'trânsito' nos seu locais de trabalho. Intensificar o programa de Educação para o Trânsito nas escolas é o principal objetivo desse curso”, informa. Os próximos Cursos de Agentes Multiplicadores ocorrem em Santarém e Almeirim ainda este mês.

bwin Mapa do site