bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Territórios Indígenas Tembé e Amanayé, em Paragominas, recebem serviços de saúde

A Expedição "Saúde por todo Pará" realizou consultas, exames, testes para diagnósticos de várias doenças e atendimentos por equipes do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação

Por Governo do Pará (SECOM)
01/11/2022 18h56

Para fortalecer as ações voltadas à saúde dos povos indígenas, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais (CESIPT), realizou mais uma Expedição "Saúde por todo Pará nos territórios indígenas”, no período de 19 a 26 de outubro. Foram atendidos moradores dos territórios Tembé e Amanayê, no município de Paragominas, no Sudeste do Pará.

Durante a ação foram ofertados atendimentos em clínica médica, exames laboratoriais avaliação e aconselhamento nutricional, testes da orelhinha e da linguinha, avaliação de desenvolvimento infantil, entrega de kits de higiene bucal, testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, exames de IGG, IGM e antígenos para Covid-19, além de orientações sobre saúde da mulher, criança e homem, e de serviços sociais e de regulação.

Foram realizados 424 atendimentos médicos, 1.394 exames laboratoriais, 453 atendimentos especializados pela equipe do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) e 424 triagens em enfermagem.

Idosa recebe o atendimento e cuidado de profissionais de saúde em sua casaVencendo barreiras - A coordenadora do CESIPT, Tatiany Peralta, disse que todos os atendimentos de saúde atenderam às especificidades etnoculturais dos povos indígenas Tembé e Amanayé. “Esses trabalhos demandam ultrapassagem de barreiras étnicas, culturais, geográficas, entre outras, que se constituem muitas vezes como desafios para prover tais cuidados”, disse Tatiany Peralta.

Mais de 1.300 exames laboratoriais foram realizadosA ação é realizada em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA); Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis), vinculados à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), e o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR).

Texto: Tatiane Freitas – Ascom/Sespa

bwin Mapa do site