bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E CIÊNCIA

Usina da Paz Cabanagem leva palestra sobre inteligência artificial aos moradores 

Por Paulo Garcia (SETRAN)
14/04/2023 17h53

Um dos assuntos mais comentados atualmente foi tema de palestra, na manhã desta sexta-feira (14), na UsiPaz Cabanagem, em Belém., em parceria com a Escola de Tecnologia. O público, na maioria jovens, ficou atento na novidade chamada “Chat GPT” (Generative Pre-trained Transformer), uma inteligência artificial em forma de bate-papo que está revolucionando as áreas da tecnologia e de processamento.

“A inteligência artificial pode ser usada hoje para que você acelere alguns processos e ganhe produtividade, por exemplo. Então como é uma inteligência artificial dinâmica você pode tirar benefício para se obter respostas muito rápidas, diretas, como se fosse um bate-papo, e você acaba ganhando muito tempo, no processo”, informou o professor Denis Franco.

Essa tecnologia utiliza a arquitetura GPT, desenvolvida pela OpenAI, para gerar respostas em linguagem natural que podem ser usadas em uma variedade de aplicações, desde assistentes virtuais até chatbots. O Chat GPT é capaz de compreender a linguagem natural, incluindo gírias e abreviações, o que o torna um recurso valioso para aqueles que desejam criar um sistema de interação em linguagem natural.

Em outras linhas, a ferramenta pode responder a perguntas em diversos tópicos, desde trivialidades até assuntos complexos, como filosofia e ciência. O Chat GPT é capaz de gerar respostas que podem ser surpreendentemente persuasivas, e ele pode ser usado para criar chatbots que podem ajudar a resolver problemas de atendimento ao cliente.

Luiza HelenaPara a estudante de direito Luiza Helena, a palestra ampliou seus conhecimentos e rompeu certas dificuldades que tinha sobre as tecnologias do futuro. “É muito importante ter acesso a tecnologia e fico muito feliz em ver que a Usina da Paz está trazendo esses assuntos para os moradores aqui da Cabanagem. Foi muito bom também a didática do professor em explicar um assunto tão difícil. Eu consegui aprender de forma divertida, pela primeira vez, como funciona uma inteligência artificial. Aprendi muito hoje, acredito que esse curso atingiu muitas pessoas, muitos jovens, foi muito importante”, comentou a estudante de direito, Luiza Helena.

CUIDADOS

O Chat GPT não é perfeito. Ele ainda pode ter dificuldades em entender certos tipos de perguntas ou em responder com precisão a questões complexas. Também pode ser influenciado pelos dados com os quais foi treinado, o que significa que pode reproduzir estereótipos ou preconceitos presentes nos dados. É importante que os usuários do Chat GPT sejam conscientes dessas limitações.

“Me chamou bastante atenção quando o professor começou a explicar como seria a educação pós-revolução das inteligências artificiais, eu sempre tive muita dúvida sobre isso porque eu li bastante sobre desemprego estrutural e eu tinha muito medo de como isso ia me afetar, mas eu descobri um novo caminho de como ter a inteligência artificial como amiga e não como inimiga”, pontuou Luiza.

SAIBA MAIS

A tecnologia por trás do Chat GPT é inovadora e tem o potencial de transformar a maneira como interagimos com a tecnologia. Com o Chat GPT, as empresas e organizações podem criar sistemas de atendimento ao cliente mais eficientes e personalizados, permitindo que os usuários interajam com uma máquina como se estivessem conversando com uma pessoa de verdade. Isso pode ajudar a reduzir os custos e aumentar a satisfação do cliente.

Além disso, o Chat GPT tem muitas outras aplicações. Ele pode ser usado para criar assistentes virtuais que ajudam as pessoas a realizar tarefas diárias, como agendar compromissos ou fazer compras online. Também pode ser utilizado em sistemas de recomendação que ajudam os usuários a encontrar produtos ou serviços que atendam às suas necessidades específicas.

Em resumo, o Chat GPT é uma tecnologia revolucionária que tem o potencial de transformar a maneira como interagimos com a tecnologia. Ele pode ajudar a criar sistemas de atendimento ao cliente mais eficientes e personalizados, bem como assistentes virtuais e sistemas de recomendação. No entanto, é importante reconhecer que ainda existem limitações na tecnologia e que é importante usá-la com consciência.

Texto: Paulo Garcia, com informações de Matheus Maciel.

bwin Mapa do site