bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PESQUISA, CIÊNCIA E INOVAÇÃO

Em conjunto com a Sectet, Fapespa oficializa Santarém para receber fórum nacional

Evento será mais uma oportunidade para destacar as políticas para pesquisa e inovação pelo Governo do Estado e as potencialidades turísticas da cidade

Por Gustavo Pêna (FCP)
16/06/2023 15h14

O município de Santarém vai sediar em setembro o próximo Fórum Nacional Consecti & Confap 2023. A oficialização aconteceu nesta sexta-feira (16), durante o mesmo encontro que está sendo realizado desde a última quarta-feira (14), em São Luís.

O evento – que teve candidatura conjunta da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) – será mais uma oportunidade para destacar as políticas para a pesquisa e inovação realizadas pelo Governo do Estado e mostrar as potencialidades turísticas da cidade da região do Baixo Amazonas.

O diretor-presidente da Fapespa, Marcel Botelho, junto com o titular da Sectet, Hélio Leite, destacaram as competências de Santarém perante os presentes para ser a sede seguinte do Fórum e as potencialidades da “Pérola do Tapajós” para a pesquisa, ciência e inovação. Os dois dirigentes apresentaram um vídeo com informações gerais de Santarém, o seu potencial turístico e a estrutura para receber grandes eventos.

“Temos uma iniciativa, o Amazônia +10, justamente para discutir os desafios que essa região apresenta para o Pará, o Brasil e o mundo. O secretário Hélio Leite e eu pedimos ao governador Helder Barbalho e fechamos essa proposta. Santarém reúne todos os desafios que a Amazônia nos impõe. É como diz um dos moradores de lá: 'a Amazônia foi feita para ser usada como Amazônia', e só saberemos estando dentro desse contexto”, falou Marcel Botelho.

“É uma honra muito grande participar desse momento. O Estado do Pará precisa cada vez mais do nosso olhar. Vamos ter a COP 30 em Belém e agora o Confap e Consecti em Santarém. Momento para discutir e ver a Amazônia de perto e buscar mecanismos para contribuir não só com o povo da região, mas do país. Tenho certeza absoluta que as nossas equipes e o arcabouço do governo estarão prontos para receber o Fórum”, disse Hélio Leite.

Participarão do evento representantes das 27 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de todo país, secretários de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectis) e representares do sistema de ciência e tecnologia do Governo Federal, a exemplo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Confap – O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) é uma organização que tem por objetivo promover uma melhor articulação dos interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Brasil, congregando as 27 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), trabalhando como parte ativa do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

bwin Mapa do site