UsiPaz Cabanagem inicia programação especial do Setembro Amarelo
Evento incluiu palestras, aulão de dança funcional, uma enriquecedora roda de conversa com moradores da Cabanagem e apresentações artísticas
Na manhã desta sexta-feira (15), na UsiPaz Cabanagem, em Belém, foi realizada uma programação especial em alusão ao mês de prevenção ao suicídio, intitulado de Setembro Amarelo. A iniciativa é da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).
Ivanilda Vieira - Coordenadora GeralA coordenadora-geral da UsiPaz Cabanagem, Ivanilda Vieira, montou a programação com base no que ouviu da população que frequenta o complexo. “Estamos num processo de adoecimento mental e a gente tem observado bastante a comunidade. E muitas relatam que com a chegada da UsiPaz, a vida delas mudou, estão se amando e se gostando mais. Então, pensamos em algo que trouxesse não só a informação, mas também o exercício físico e o lazer, e mais acolhimento a todos”, destacou a gestora.
A programação contou com uma palestra sobre saúde mental, em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama), abordando a importância do bem-estar emocional e estratégias para lidar com o estresse do dia a dia, ministrada pelas estudantes de psicologia, Renata Pimentel e Rafaela Araújo.
“Com o crescente conhecimento sobre saúde mental, temos agora recursos mais acessíveis, como terapia, meditação, atividade física e relacionamentos saudáveis, que são fundamentais para cuidar da nossa saúde mental. Pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas de coragem e autocompaixão, e estamos trabalhando para eliminar o estigma em torno dos problemas de saúde mental, para que todos possam buscar apoio quando necessário”, enfatizou Rafaela Araújo.
Transformação- Quem estava animada com a palestra era Elenilda Pinto, moradora do bairroElenilda Pinto - Vovó Tipiti da Cabanagem, conhecida como “Vovó Tipiti”. Ela contou que ainda na adolescência, quando engravidou, teve vários problemas de saúde mental e que tudo teria sido diferente se fosse hoje em dia. “Conheci a terapia aqui na UsiPaz, logo que chegou ao bairro. E fui logo marcando minha consulta com psicólogo. Minha vida melhorou desde a primeira consulta, se eu tivesse essa oportunidade quando era mais nova, tenho certeza que iria evitar vários traumas. Por isso, é bom incentivar todo a cuidar da própria saúde mental”, ressaltou a Vovó Tipiti.
Mell PinheiroAlém disso, houve aulão de dança funcional, apresentação do Grupo de Danças Folclóricas da Cabanagem e logo após, a apresentação da cantora paraense Mell Pinheiro, conhecida como a rainha do brega romântico, que agitou o público. “A música consegue colocar energia positiva nas nossas cabeças. Trazer meu som para pessoas pode ajudar até a melhorar o humor, sendo positivo para quem está passando por algo, fazendo as pessoas ficarem motivadas a ir atrás dos seus sonhos e do que lhe faz feliz”, explicou a cantora.
A moradora do bairro, Clarice Chargas, participou ativamente de toda a programação e ainda trouxe sua cunhada para se juntar a ela durante o evento. “É animador ver que cada dia mais estou me sentindo bem. Faço terapia e a minha psicóloga me incentivou a fazer uma atividade física e, por isso, me matriculei na aula de dança da UsiPaz. Acordo todo dia mais motivada e feliz, além disso, ganhei várias amigas”, comemorou Clarice.
Durante a manhã, também foram disponibilizados diversos serviços, incluindo a emissão da 2ª via do CPF, número do NIS, cartão do SUS e da carteira de trabalho, além de emissão do ID Jovem, verificação de antecedentes criminais, confecção de carteirinhas para idosos e apoio na elaboração de currículos.
O secretário de Cidadania, Igor Normando, ressaltou a importância da participação da população em ações de saúde mental. “Ao unirmos nossos esforços, podemos ser agentes de mudança não só aqui, mas em toda a sociedade. As Usinas da Paz proporcionam um ambiente onde a saúde mental é tratada com a seriedade e compaixão que merece. É importante que a comunidade participe ativamente da nossa programação e assim promover uma mudança real na saúde mental em nosso Estado”, enfatizou o titular da Seac.
Serviço- A programação de Setembro Amarelo segue até o dia 29 de setembro, em todas as UsiPaz. Mais informações, acesse as redes sociais @usinasdapaz".
Confira, abaixo:
UsiPaz Canaã dos Carajás
Data: 16 de setembro (sexta-feira)
Horário: A partir das 9h
UsiPaz Parauapebas
Data: 18 e 22 de setembro (segunda e sexta-feira)
Horário: Das 8h às 12h e das 14h às 17h
UsiPaz Terra Firme
Datas: 18, 19 e 25 de setembro (sábados)
Horário: A partir das 8h30
UsiPaz Pe. Bruno Sechi (Bengui)
Datas: 21 e 27 de setembro (terça a segunda-feira)
Horário: A partir das 8h
UsiPaz Antônia Corrêa (Marituba)
Datas: 22, 28 e 29 de setembro (quinta, quarta e quinta-feira)
Horário: A partir das 10h
UsiPaz Guamá
Data: 25 de setembro (sábado)
Horário: Das 9h às 19h