bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E CIDADANIA

'TerPaz nos Bairros' leva ação de saúde e cidadania a comunidade do Barreiro em Belém

Dentre as atividades também houve atendimento para cães e gatos dentro do programa Pará Patas

Por Dani Franco (SEAC)
15/09/2023 15h48

Rosilene Cabral, 53 anos, é moradora do bairro da Pratinha, mas levou a filha e dois netos para a ação no Barreiro, em Belém, na manhã desta sexta-feira (15). A família morou na comunidade durante muitos anos e mesmo com a mudança de endereço, mantém laços com o local. “Tem muito parente nosso aqui, irmão, mãe... Então ficamos sabendo que ia ter essa ação e trouxe todo mundo”, conta. Todos foram renovar as carteiras de identidade, incluindo os dois netos de 15 anos, Yasmin e Nilson, que tinha apenas o documento com foto de quando ainda eram bebês. 

A família de Rosilene foi uma das muitas atendidas pelo Programa Territórios da Paz durante a ação. As atividades foram realizadas pela primeira vez no local atendendo a uma solicitação da comunidade. Além dos serviços de cidadania, como a emissão de documentos, serviços de estética (corte de cabelo), saúde (vacinação, testagem rápida, consultas médicas e encaminhamentos) e atendimento para pets (consulta e vacinação). 

Os serviços de saúde foram os mais procurados, especialmente as consultas com pediatra e ginecologista. Foi o caso da estudante Kemilly Cristina Gomes, de 16 anos, que levou a irmã caçula, de 7 anos, para consulta pediátrica e aproveitou para realizar os testes rápidos. “Eu faço parte de um grupo de dança aqui no bairro e soube lá. Aí trouxe logo minha irmã e aproveitei para fazer os exames também”, disse.

Segundo a enfermeira da Secretaria de Saúde (Sespa), Giovana Vieira, os testes rápidos realizados nas ações são enviados pelo Ministério da Saúde, a entrega dos resultados ocorre em 20 minutos e, em caso de positivação de um dos exames (HIV, sífilis ou hepatites), o paciente é encaminhado para o serviço de saúde especializado. “A gente encaminha para que seja um novo exame para que possa detectar a carga viral do vírus do HIV, por exemplo, e a partir desse novo resultado o tratamento já é iniciado”, explicou. 

Já nos atendimentos aos pets, foram realizadas consultas e vacinação antirrábica em cerca de 350 animais. O coordenador da ação, Neto D’ipólito, informa que nas próximas ações já será retomado também o serviço de castração animal. “Nós pedimos que as pessoas sigam as nossas redes sociais para saber do calendário e se organizar para as consultas”, informa.

O titular da Secretaria de Cidadania (Seac), Igor Normando, ressaltou a importância da presença do Governo do Estado dentro das comunidades. “O que nós estamos fazendo é diminuir a distância entre a população e o poder público, fazendo com que o Governo fique cada vez mais presente na vida das pessoas”, afirmou. 

O programa TerPaz segue ainda neste sábado e domingo para os seguintes bairros:

Sábado, 16 de setembro: 
Praça Canto do Curió, Passagem Cruzeiro, Curió-Utinga; de 8h às 12h

Domingo, 17 de setembro:
Rua das Laranjeiras, 200, Tenoné: de 8h às 12h

bwin Mapa do site