bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRAS E ASSUNTOS RURAIS

Emater promove a Semana da Horticultura em Canaã dos Carajás

Por Governo do Pará (SECOM)
20/09/2023 16h46

Cerca de 100 produtores estão participando da Semana da Horticultura promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-Pará), em Canaã dos Carajás, sudeste do Estado. A ação, que é coordenada pelo Escritório Local da Empresa de Canaã dos Carajás, iniciou no dia 18 e segue até o dia 22 com cursos de “Hidroponia” e “Horta Convencional”, na Usina da Paz.

“O objetivo do evento é capacitar os agricultores que já são clientes da Emater com novas tecnologias e também formação de uma rede maior de oleicultores que forneçam alimentos para a cidade, tendo em vista que somos um dos municípios que mais cresce no Brasil”, explicou o chefe do Escritório Local da Emater, em Canaã dos Carajás, Matheus Souza.

A programação deu abertura com o curso sobre hidroponia nos dias 18 e 19 (segunda e terça-feira), e abordou conteúdos sobre sistema floating ou piscinão; sistema vertical de hidroponia; sistema hidropônico em bancada triangular, com introdução teórica, enfatizando as experiências práticas desenvolvidas na região.

“A hidroponia é um sistema de cultivo de plantas caracterizado por não precisar de terra, pois as raízes das plantas ficam dentro da água. Esse sistema vem crescendo muito como uma grande opção de agricultura urbana ou situada nos cinturões verdes das grandes cidades, ofertando hortaliças de alta qualidade com preços competitivos”, explicou o supervisor da Emater-Pará Regional Marabá, o engenheiro florestal Fernando Araújo.

“Para mim está sendo muito importante participar da programação e adquirir toda essa aprendizagem”, contou o agricultor, Josair de Oliveira, da Agrovila Nova Jerusalém, zona rural de Canaã dos Carajás.

Para o supervisor da Emater-Pará Regional Marabá, o engenheiro florestal Fernando Araújo “a hidroponia vem crescendo muito como uma grande opção de agricultura urbana, ou situada nos cinturões verdes das grandes cidades, ofertando hortaliças de alta qualidade com preços competitivos”.

Já o curso de Horta Convencional começou nesta quarta-feira (20) e termina na sexta-feira (22), com os seguintes temas: controle de pragas e doenças; calagem e adubação; produção de mudas; irrigação e tratos culturais.

O instrutor dos dois cursos será o engenheiro agrônomo Rony Torquato, do Escritório Local da Emater de Itupiranga. Rony Torquato é especialista em Proteção de Plantas, Nutrição de Plantas e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. E tem experiência como produtor de hortaliças em hidroponia, principalmente alface, desde 2013.

A Ação tem a parceria da Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento e Produção Rural (Sempru) e de Desenvolvimento Econômico (Semdec).

Texto de Sarah Mendes/Ascom Emater

bwin Mapa do site