bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARRETA DA SEASTER

'Assistência por todo o Pará' garante emissão de documentos nas regiões Tocantins e Rio Capim

Em outubro, a ação de cidadania do governo do Estado oferece ainda atendimento nutricional para moradores de cinco municípios

Por Camila Santos (SEASTER)
04/10/2023 23h21

Mais de 400 pessoas foram atendidas em dois dias de ação de cidadania, na terça e quarta-feira (03 e 04), no município de Acará, nordeste paraense, na carreta móvel “Assistência por todo o Pará”. Durante o mês de outubro, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), com apoio da Polícia Civil, promove ações de cidadania nos municípios de Acará, Concórdia do Pará, Bujaru, Tomé-Açu e Mãe do Rio. São oferecidos encaminhamentos para emissão de certidão de nascimento, carteira de identidade, carteira profissional digital, atendimento nutricional e cadastro para artesãos.

Moradores de Acará foram os primeiros beneficiados pelos serviços em outubroA agricultora Tainara Lima teve sua certidão de nascimento extraviada e recorreu à ação do governo do Estado para emitir a segunda via do documento, e assim garantir um benefício social. “Eu estou sem meus documentos básicos e vim aqui atualizá-los. Pra gente que reside em lugares distantes, ter esse tipo de ação é muito importante. Hoje eu saio com meu encaminhamento para emitir a certidão, e já posso dar entrada nos documentos do meu filho e na solicitação do meu auxílio maternidade”, informou.

Além da garantia de direitos sociais, as ações da carreta têm impactos na geração de renda e no acesso ao mercado de trabalho.

As equipes da Secretaria também atendem demandas de emissão de carteira de trabalho e carteira para manipuladores de alimentos, e ainda consulta ao Programa de Inscrição Social (PIS).

A Seaster tem entre suas diretrizes promover a inclusão socioeconômica da população, em especial daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. “A documentação básica, como a certidão de nascimento, carteira de identidade e a carteira de trabalho, é essencial para a inclusão social e o exercício da cidadania das pessoas que residem nesses municípios. Esse trabalho que a Seaster vem realizando é de fundamental importância, em especial para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade por falta de uma documentação. Isso garante autonomia ao cidadão, participação social e novas oportunidades”, explicou o diretor de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza da Seaster, Ricardo Ganzer.

bwin Mapa do site