bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRAS E ASSUNTOS RURAIS

Em Brasília, Emater participa de encontro de fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural

Encontro reuniu Dirigentes das entidades públicas de Ater e parlamentares

Por Governo do Pará (SECOM)
18/10/2023 21h27

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) participou do encontro que reuniu dirigentes das entidades públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e parlamentares para dialogar sobre o fortalecimento do serviço oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O evento que foi promovido pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), nesta terça-feira (17), em Brasília, é resultado da atuação da Asbraer e dos dirigentes das associadas para mobilizar deputados federais e senadores aliados à pauta da agricultura familiar e da Ater.

Durante o evento pela manhã, realizado na Câmara dos Deputados, foi constituída a Frente Parlamentar de Ater com a presença da secretária da Agricultura Familiar e Agroecologia (SAF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Patrícia Vasconcellos. O estado do Pará esteve representado na solenidade pelo presidente da Emater, Joniel Vieira de Abreu.

“Nós consideramos a criação da Frente Parlamentar de Ater um avanço, visto que, passa a ser pauta com defesa parlamentar na Câmara dos Deputados. Isso será muito importante na ampliação de políticas públicas com mais investimento para a assistência técnica e extensão rural” destacou o presidente da Emater, Joniel Vieira de Abreu.

À tarde, a diretoria da Asbraer e os dirigentes das associadas estiveram presentes em um encontro com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para dialogar sobre pautas como a proposta de financiamento federal.

Para encerrar o dia de diálogos, a diretoria da Asbraer e os dirigentes das associadas estiveram presentes em um encontro com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, onde foi entregue a proposta que busca redimensionar os recursos direcionados ao serviço de Ater, além de elevar o aumento do nível de investimento federal nesse trabalho, por meio de projetos de lei que, em sua maioria, ainda estão em tramitação no Congresso.

“Lançamos um programa de assistência técnica e extensão rural de R$ 120 milhões e, hoje, pego a sugestão de vocês porque nós agora vamos avançar para a discussão de um sistema nacional de assistência técnica e extensão rural a exemplo do que é o SUS, para que tenha financiamento permanente e a assistência técnica chegue a todo agricultor”, disse o ministro.

Intercâmbio

Durante a visita a Brasília o presidente da Emater e os dirigentes de instituições de assistência técnica e extensão rural públicas do Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte foram recepcionados na Emater do Distrito Federal para um momento de troca de experiências com relação a projetos e ações desenvolvidos em seus estados.

No encontro foi apresentado o Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) que oferece cursos de capacitação e qualificação desenvolvidos em apoio às atividades da Empresa, buscando dotar as famílias rurais de competências e habilidades para desenvolverem atividades lucrativas, adaptadas à pequena produção, e que atendam aos padrões sanitários e de qualidade exigidos pelo mercado consumidor, contribuindo para a segurança nutricional e alimentar da população rural e urbana.

“Esse momento aqui na Emater do Distrito Federal foi muito interessante, conhecemos a estrutura da instituição e ações desenvolvidas às famílias produtoras rurais que são referência no Brasil; ouvimos experiências de outras entidades; assim também como compartilhamos a atuação da Emater Pará na Amazônia que tem suas particularidades e desafios”, contou o presidente do órgão, Joniel Vieira de Abreu.

“Uma das experiências que compartilhamos foi a recente e inovadora criação da Política de Interesses Difusos e Coletivos (PIDC) que irá nortear ações voltadas à Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) quilombola, indígena e mulheres rurais”, disse.

Texto: Sarah Mendes/Ascom Emater

bwin Mapa do site