bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REGULARIZAÇÃO

Emater entrega CAR, CAF e Declaração de Atividade Rural a produtores de Outeiro

A ação, que fortalece a agricultura familiar na área periurbana de Belém, tem a meta de atender diretamente mais de 900 famílias nas 39 ilhas da capital

Por Governo do Pará (SECOM)
21/10/2023 12h08

Gestores estaduais e produtores que receberam os documentos em OuteiroA Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) entregou Cadastro Ambiental Rural (CAR), Cadastro Nacional de Agricultor Familiar (CAF) e Declaração de Atividade Rural para oito produtores rurais da Ilha de Caratateua, sede do Distrito de Outeiro, pertencente a Belém, na sexta-feira (20), em solenidade na Fundação Escola Bosque (Funbosque).

Os documentos garantem aos beneficiados acesso às políticas públicas destinadas à agricultura familiar. A ação é resultado de um Termo assinado entre a Emater e a Prefeitura de Belém para atender diretamente mais de 900 famílias das 39 ilhas de Belém.

“Cada família recebeu hoje o CAR, que assegura a regularização ambiental do imóvel; o CAF, que possibilita o acesso às políticas públicas, e a Declaração de Atividade Rural da Emater, que comprova que essas famílias são assistidas pelo órgão estadual. A declaração contribui para um processo de aposentadoria rural, onde, às vezes, além do CAF e do CAR, são exigidos notas fiscais de insumos agrícolas adquiridos e declarações de instituições idôneas, como a Emater, que comprovam a veracidade das informações, que realmente o agricultor atua na área”, explicou o extensionista do Escritório Local de Belém da Emater, Emerson Penha, que acompanha os produtores em visitas técnicas, levando orientações de manejo.

Os agricultores familiares beneficiados com os documentos cultivam hortaliças folhosas, alface hidropônica e cheiro-verde, além da avicultura, com a criação de galinha caipira de corte e postura.

“Eu quero parabenizar todos os produtores por esta conquista e os técnicos do Escritório de Belém que estão empenhados neste trabalho em Outeiro para o fortalecimento da agricultura familiar nesta área periurbana. É uma satisfação muito grande fazer parte deste momento, que marca a retomada das políticas públicas voltadas para a agricultura familiar no Brasil, e no Pará, se intensificando ainda mais, porque a Emater tem uma função muito grande dentro deste processo”, destacou o presidente da Emater, Joniel Vieira de Abreu.

Prefeito Edmilson Rodrigues agradeceu a parceria com a EmaterO prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da entrega dos documentos. “Eu quero agradecer aos funcionários da Emater, ao presidente do órgão e a todos que estão empenhados em construir um novo caminho para que a gente possa comer comida saudável, fortalecendo a agricultura familiar”, disse o gestor.

Informação faz diferença - Uma das beneficiadas foi a agricultora Tereza Cristina Moura, 58 anos. Moradora de Outeiro, ela cultiva maxixe, quiabo, abóbora, alface, maracujá, cana-de-açúcar e mandioca. “Eu agradeço a Deus, em primeiro lugar, e à equipe da Emater, que me ajudou muito para que conseguisse esses documentos. Os extensionistas sempre me incentivaram a continuar produzindo. Tudo o que eles nos ensinam faz toda a diferença na qualidade da nossa produção. Eu estou muito feliz de ouvir meu nome hoje, sendo reconhecido como uma agricultora familiar”, disse a produtora rural, que já trabalha há mais de 20 anos nesse segmento.

O presidente da Emater, Joniel Vieira de Abreu, com um dos agricultores beneficiadosO agricultor Edson Luís Mota Guimarães, 52 anos, trabalha com hidroponia na produção de alface e cheiro-verde. “A Emater sempre me orientou sobre a melhor forma de trabalhar. Montei a minha estrutura, e está dando certo. Hoje quero ampliar minha produção. Eu acredito que com esta documentação nós daremos continuidade no projeto que estamos encaminhando para o Banco da Amazônia (Basa), e por meio deste convênio teremos acesso ao crédito financeiro. Com este projeto vamos aumentar nossa estrutura e produção, e fornecer mais alimento para a nossa comunidade e o comércio local. Eu agradeço muito a todos da Emater por mais esta conquista”, destacou.

Texto: Sarah Mendes - Ascom/Emater

bwin Mapa do site