bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO À ECONOMIA

Caravana da Agricultura Familiar passa por Belterra e segue para mais quatro municípios

Gestores públicos, produtores rurais, pescadores e lideranças comunitárias conheceram políticas públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar

Por Governo do Pará (SECOM)
08/11/2023 20h56

O município de Belterra, no Oeste do Pará, recebeu a Caravana da Agricultura Familiar na terça-feira (7), uma ação itinerante que visa apresentar políticas públicas, normas e diretrizes voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar nos municípios do oeste paraense. A Caravana é uma iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), em parceria com o Banco da Amazônia (Basa), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Outro objetivo é apresentar os meios de acesso a essas políticas aos gestores municipais (prefeitos e secretários), às lideranças comunitárias, representantes dos sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), colônias de pescadores, associações e federações de trabalhadores rurais e agricultores familiares do município. Com esse conhecimento, todos poderão se unir para promover o desenvolvimento da produção das famílias contempladas.O evento esclareceu dúvidas e apresentou soluções para o desenvolvimento da agricultura familiar no oeste paraense

A Caravana busca ainda a valorização da cidadania, por meio de esclarecimentos sobre os direitos dos beneficiários em relação às políticas públicas, discutindo temas como Regularização Fundiária, Regularização Ambiental, Assistência Técnica e Extensão Rural e Acesso ao Crédito Rural.

Entraves e soluções - “A Caravana da Agricultura Familiar, por meio de reuniões, assembleias, discussões com lideranças e representações dos agricultores, tem como missão identificar os entraves e apresentar soluções para que os agricultores familiares possam acessar essas políticas públicas, especialmente o Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) visando contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários de Ater”, explicou o diretor Técnico da Emater, Rosival Possidônio.

O produtor rural e presidente da Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais, Extrativistas, Agricultores e Pescadores do Chibé (Astrec), Jair dos Santos Cardoso, 36 anos, ressaltou a importância da participação na Caravana. “Foi muito bom poder participar da Caravana da Agricultura Familiar e estar junto às entidades que oferecem oportunidades aos pequenos agricultores. Eu vi no encontro a oportunidade de poder acessar políticas públicas, principalmente por conta do incentivo financeiro, para poder alavancar nossa produção, pois estamos iniciando aqui na comunidade a produção de polpa de açaí, e temos vontade também de trabalhar com a criação de galinha caipira e peixe. Mas para isso precisamos de apoio, por meio do financiamento. Com as explicações, nós ficamos bem esperançosos”, disse o produtor.

Agenda - Além de Belterra, a Caravana da Agricultura Familiar passou pelos municípios de Juruti, Óbidos e Oriximiná.  Os próximos a receber a Caravana serão Faro, Terra Santa, Mojuí dos Campos e Santarém.

- Faro - dia 23/11

- Terra Santa - 24/11

- Mojuí dos Campos - 28/11

- Santarém – 30/11

Texto: Sarah Mendes - Ascom/Emater

bwin Mapa do site