bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO

Estado garante CAF Jurídico a mais de 140 famílias de agricultores em Santarém

Com o documento, os produtores terão acesso a políticas públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar

Por Governo do Pará (SECOM)
11/11/2023 00h28

O documento foi entregue pelo governador Helder Barbalho e pela vice-governadora, Hana GhassanEm Santarém, no Oeste do Pará, 144 famílias de agricultores familiares da Cooperativa de Produtores e Agricultores Familiares da Comunidade Boa Esperança (COOPBOA) foram beneficiadas, nesta sexta-feira (10), com a entrega do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Modalidade Pessoa Jurídica, pelo governador Helder Barbalho, acompanhado pela vice-governadora, Hana Ghassan.

As famílias, constituídas por agricultores familiares tradicionais, extrativistas e quilombolas, são atendidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), por meio do Escritório Local de Santarém.

Helder Barbalho destacou trabalho por um Pará com mais oportunidadesA ação integrou a agenda de trabalho do governador no município, onde ele também entregou o Centro de Convenções de Santarém Sebastião Tapajós. “Este é um momento histórico e tão importante para o nosso Estado, para esta região, e para a nossa querida ‘Pérola do Tapajós’. Seguimos trabalhando juntos pela construção de um Pará mais forte e melhor, com oportunidades”, disse Helder Barbalho.

Os trabalhadores rurais da Cooperativa trabalham com as cadeias produtivas da mandioca e seus derivados, fruticultura, hortifruticultura e apicultura. Com o CAF Jurídico, os agricultores poderão acessar políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que promovem melhoria da qualidade de vida e geram renda às famílias dos cooperados.

Políticas públicas - “O CAF Jurídico significa a carteira de identidade da associação, para que ela possa acessar um conjunto de políticas públicas fundamentais ao desenvolvimento dessas famílias”, disse o presidente da Emater no Pará, Joniel Vieira de Abreu, que participou da entrega do CAF.

A Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar da Comunidade Boa Esperança foi fundada em 2011 para produzir e comercializar produtos de origem vegetal, com ênfase na melhoria de vida e aumento da renda dos cooperados. A COOPBOA tem 148 associados.

“É motivo de muita alegria e satisfação poder receber este documento tão importante para nós, agricultores familiares, que vai nos proporcionar acessar políticas públicas. Só nos resta agradecer ao governo do Estado, por meio da Emater, pelo empenho e o trabalho, com o objetivo de fortalecer o agricultor familiar”, destacou o agricultor e presidente da Cooperativa, Francisco Tarcísio de Lima Rabelo.

Texto: Sarah Mendes - Ascom/Emater

bwin Mapa do site