bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRAS E ASSUNTOS RURAIS

Emater entrega CAF para agricultores familiares em Bujaru

Público-alvo da ação são ribeirinhos que residem na comunidade Taperaçu, às margens do Rio Guamá

Por Governo do Pará (SECOM)
26/11/2023 08h45

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) realizou uma ação de entrega de Cadastro da Nacional da Agricultura Familiar (CAF), na comunidade Taperaçu, localizada às margens do Rio Guamá, no município de Bujaru, nordeste do estado na sexta-feira (24). A programação foi realizada por meio do Escritório Local da Emater em Marituba.

Na comunidade, os agricultores estavam com as Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs) vencidas, como a DAP foi substituída pelo CAF, os trabalhadores receberam o novo documento que dá acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para ingressarem as políticas públicas que tem esse documento como requisito como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

“Aproveitamos para fazer um levantamento na comunidade e identificamos 23 agricultores familiares, destes 12 estavam com a DAP vencida e renovaram o documento”, explicou o extensionista rural do Escritório Local da Emater em Marituba, o sociólogo Elielson Farias, mestre em agriculturas amazônicas. 

A comunidade ribeirinha tem como principal cadeia produtiva o açaí. Entre os beneficiados está o casal de agricultores Reginaldo Carvalho Lima (50) e Maria de Nazaré Gomes da Silva (49). O açaí produzido na propriedade do casal é vendido ao atravessador que comercializa o açaí em Marituba.

“Nós estamos muito felizes com a ação aqui na comunidade. Com o CAF teremos acesso às políticas públicas, como a venda de nossos alimentos para a merenda escolar. Com isso teremos mais renda, o que vai nos proporcionar melhor qualidade de vida”, contou Maria de Nazaré Gomes da Silva. Além do açaí, o casal viceja mandioca para a produção de farinha, o alimento é para o consumo da família.

Texto Sarah Mendes/ Ascom Emater

bwin Mapa do site