bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA FAMILIAR

Parceria com a Emater abre mercados para cooperativas de agricultores do Marajó 

Por Ascom (Ascom)
05/01/2024 11h36

O apoio a organizações sociais de agricultores familiares de Breves, no Marajó, é um dos destaques da atuação do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) neste início de ano.

Na primeira semana de 2023, duas cooperativas já começaram a receber orientações direcionadas a saneamento administrativo e documentação. O objetivo da parceria da Emater com a Cooperativa dos Produtores Agroextrativistas de Breves (Coopab) e a Cooperativa Agroextrativista de Produtores Rurais Nogueira de Breves (CoopaPRNB) é incentivar a autogestão dos empreendimentos das comunidades e intermediar o acesso coletivo a políticas públicas, como crédito rural e mercado da merenda escolar. 

“Nós esclarecemos ferramentas de gerenciamento, como aumento de capital, inclusão e exclusão de cooperados e prioridades de atividades produtivas”, explica o chefe do escritório local da Emater em Breves, Marinaldo Gemaque, engenheiro agrônomo. 

Ações - Uma reunião da Emater com representantes da Coopab na quinta-feira (4) indicou a atualização do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) jurídico para ainda em janeiro. As famílias da Colônia Tancredo Neves, na vicinal 02 da rodovia PA-159, à margem do rio Caruaca, querem melhorar e expandir o plantio de açaí, a criação de peixes e a criação de porcos. 

Já para a CoopaPRNB, recém-constituída em 23 de novembro de 2022 sob o nome-fantasia de “Cooperativa Nogueira”, a proposta é emissão do primeiro CAF, a fim de habilitação imediata de pelo menos 24 famílias da Vicinal 03 para fornecimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e para financiamento via o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O foco são produtos como pirarucu de cativeiro e hortaliças. 

“A presença da Emater é superimportante, porque é um canal de informações, de troca de conhecimentos, de mobilização e de condução”, resume o agricultor Raimundo Rogério Nascimento, de 46 anos, administrador da Cooperativa Nogueira.

 

Texto: Aline Miranda - Ascom/Emater

bwin Mapa do site