bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BELÉM 408 ANOS

Estado entrega obras, realiza shows e lançamentos em celebração ao aniversário de Belém

Programação da semana conta com a entrega de diversos benefícios à população na capital paraense que comemora 408 anos nesta sexta-feira, 12

Por Carol Menezes (SECOM)
10/01/2024 16h08

Em comemoração ao aniversário de 408 anos de fundação da capital paraense, Belém, celebrado nesta sexta-feira, 12, o Governo do Pará promove ao longo desta semana uma série de ações que incluem o lançamento da segunda edição do "CNH Pai D'Égua"; entrega de ruas pavimentadas; entrega de benefícios; equipamentos para a Segurança Pública e; obras de macrodrenagem; além de três grandes espetáculos musicais para fechar a programação que marca esta data tão importante para o Pará.

Nesta quarta-feira, 10, o Governo do Estado realizou um sonho antigo dos moradores do bairro do Curió-Utinga, levou asfalto às ruas por meio do programa "Asfalto por Todo o Pará". As obras foram executadas pela Secretaria de Obras Públicas (Seop).

É importante destacar que as intervenções foram resultados de um investimento de R$ 3,6 milhões e incluem serviços de: drenagem profunda, terraplanagem, meio-fio, sarjeta, revestimento asfáltico, sinalização e calçadas. 

As vias contempladas no bairro foram: Rua Jarbas Bueno, Passagem São Lourenço, Passagem São Benedito, Tv Sargento Ricardo, Passagem Moab, Passagem Altair Viana e Passagem Jeanot Jensan.

CNH Pai D'Égua 2024 - Ainda no dia de hoje, 10, o Estado promoveu o lançamento oficial do programa "CNH Pai D'Égua 2024", apresentando as carretas itinerantes que vão garantir atendimento no interior do Estado. O evento foi realizado no Assentamento Canaã, no bairro do Curió-Utinga. 

A edição deste ano do programa vai atender 60 mil pessoas, nos 144 municípios, sendo a primeira etapa destinada a Belém, com abertura das inscrições prevista para o dia 29 de janeiro. Os interessados devem ser maiores de 18 anos, com Ensino Fundamental completo e que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Os interessados terão garantidos os atendimentos para primeira habilitação, mudança e adição de categoria. Os candidatos selecionados pelo programa poderão fazer todo o processo de habilitação, desde a realização dos exames médicos, práticos e aulas nas autoescolas de graça.

Cultura

Na quinta-feira, 11, às 19h, o espetáculo "Poesia e canção para Belém" traz o poeta João de Jesus Paes Loureiro e o violonista Salomão Habib na Igreja de Santo Alexandre. O parabéns a Belém será cantado na virada do dia 11 para o dia 12 (sexta-feira), no show da cantora Manu Bahtidão, no estacionamento do Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão).

O evento está marcado para começar às 19h desta quinta, 11. A programação é gratuita, e conta ainda com apresentações de Thiago Costa, Mc Dourado e da aparelhagem Carabao.

"No aniversário de 408 anos da nossa capital, a capital da Amazônia, nós vamos ter Manu Bahtidão cantando em uma festa linda, maravilhosa. Vai ser o maior show já visto. A festa vai ser justamente do dia 11 para o dia 12, porque quando o relógio marcar meia noite, nós iremos cantar parabéns a nossa capital, todos juntos pelos 408 anos de Belém", destaca o governador Helder Barbalho. 

A cantora que está estourada nas rádios e plataformas digitais, Manu Bahtidão, agradeceu o convite para a festa de Belém. "Estou me sentindo muito honrada com esse convite de fazer o aniversário dessa cidade maravilhosa que eu amo, que eu escolhi e que me acolheu", antecipa a cantora.

A vice-governadora Hana Ghassan também acompanha, de perto, todas as programações. "Fico muito feliz de nós, enquanto Estado, estarmos fazendo parte das comemorações dos 408 anos da nossa capital, uma metrópole importante nacionalmente. O Governo do Pará está celebrando esta data com importantes obras que vão ajudar na melhoria de vida da população paraense e da população de Belém", enaltece Hana, citando que em breve serão iniciadas as obras da segunda ponte de Outeiro, da Usina da Paz de Icoaraci, a nova Doca de Souza Franco, e tantas outras também em função da preparação para sediar a 30ª edição da Conferência das Partes, a COP 30, que é o maior debate sobre mudanças climáticas do planeta, em 2025.

Sexta-feira, 12

No dia do aniversário, 12 de janeiro, o governador Helder Barbalho e a vice Hana, ainda pela manhã, realizam, no estacionamento do Ver-o-Peso, por volta das 9h, a entrega de benefícios dos programas "Sua Casa", "Qualifica Pará" e "CredCidadão", de certificados de capacitação para batedores de açaí, de coletes balísticos para a Guarda Municipal de Belém.

Após isso, às 11h, seguem para a entrega do canal Mundurucus, no bairro do Guamá, que faz parte da execução da macrodrenagem da Bacia do Tucunduba.

Fechando as comemorações do aniversário de Belém, a cantora Fafá de Belém, Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e artistas convidados apresentam o concerto "A Sinfonia dos Dois Mundos", de Dom Helder Câmara e Pierre Kaelin, no próprio Theatro da Paz. 

O espetáculo vai contar com a participação de Atalla Ayan, Coro Carlos Gomes e Coro Itacy Silva. A entrada é de graça e a distribuição de ingressos ocorre a partir das 9h desta sexta-feira, 12, na bilheteria do Theatro da Paz.

bwin Mapa do site