bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTOS GRATUITOS

Programa 'Pará Patas' leva serviços de saúde para os pets na Usina da Paz Jurunas/Condor

Por Matheus Rocha (SEAC)
23/01/2024 12h46

Dezenas de tutores levaram seus cães e gatos para receber os serviços gratuitos do programa 'Pará Patas', na manhã desta terça-feira (23). A ação foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), na Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém. Além de consultas veterinárias, também foi oferecido o serviço de vacinação antirrábica e orientações de cuidados básicos para a saúde dos animais.

A dona de casa Tânia Paixão aproveitou a oportunidade para atualizar a carteira de vacinação da pequena Britney, uma cadela da raça pinscher, de 2 anos de idade. “Essa ação é ótima para atualizar a vacinação e proteger os cães, ainda mais que eles fazem parte da nossa família. Ela se comportou e nem chorou”, disse.

Já a moradora do bairro do Jurunas, Marlene Moreira, levou a poodle Florzinha para consulta veterinária. Na oportunidade, ela destacou os serviços oferecidos na Usina da Paz Jurunas/Condor. “A consulta foi ótima. Foi muito bom essa usina ter vindo para cá, porque a gente consegue consultas de forma gratuita. A Florzinha está com um nódulo no peito e vai ter que fazer uma cirurgia”, finalizou.

A estudante Dayane Cardins, 19 anos, levou a pitbull Maria Clara, de três meses, para a primeira consulta da vida. Ela aproveitou para também vacinar o animal. “Ela apronta bastante e come muita besteira, por isso vim aqui receber a orientação. Esse serviço ajuda bastante”, disse.

Números - Somente no ano de 2023, o programa, que tem como objetivo garantir ajuda e atendimento veterinário para que famílias de baixa renda possam cuidar da saúde dos pets, atendeu mais de 50 mil animais. Durante a ação desta terça-feira (23), foram feitas cerca de 150 aplicações de vacinas antirrábica e 100 atendimentos para cães e gatos.

Segundo o secretário de Cidadania, Igor Normando, o programa visa atender as expectativas da população e assegurar a saúde aos animais. "É um momento importante, principalmente para aqueles que não têm condição de pagar para dar essa dignidade e saúde ao seu animal. Hoje iniciamos essa nova etapa do Pará Patas, que é um programa extraordinário. Aqui estamos oferecendo consultas e vacinação antirrábica de forma gratuita. O programa vai percorrer todos os bairros onde há Usinas da Paz”, explicou.

Pará Pata - A programação, que iniciou na UsiPaz Jurunas/Condor, também irá atender, às terças e quintas-feiras, as demais usinas da Região Metropolitana de Belém, de acordo com o cronograma a seguir:

Jurunas/Condor - 23/01

Guamá - 25/01  

Bengui - 30/01 

Cabanagem - 01/02

Terra firme - 06/02 

Icuí  - 08/02

Marituba - 20/02 

Jurunas/Condor - 22/02


Texto: Chrystian Machado (Seac)

bwin Mapa do site