bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Cosanpa inicia desobstrução da rede de esgoto no centro de Santarém

A Companhia age para evitar transbordamento devido ao período de chuvas intensas e cheias dos rios

Por Governo do Pará (SECOM)
02/02/2024 15h58

Nesta semana, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) iniciou um trabalho preventivo para evitar entupimento, e consequentemente o transbordamento, na rede de esgoto devido ao período de chuvas mais intensas, no centro da zona urbana de Santarém, na região Oeste.

Segundo o coordenador Técnico da Cosanpa, Jamisson Leal, “o principal objetivo com esse serviço é evitar o transbordamento. Se o esgoto estiver funcionando de maneira correta, a gente consegue também a diminuição nos casos de doenças de veiculação hídrica”.

Por ser um trabalho preventivo, o setor Técnico de Esgoto da Companhia fez um planejamento para executar o serviço antes da cheia dos rios. A ação vai beneficiar principalmente comerciantes do centro da sede municipal.

Comerciante Eliane LimaExpectativa - A comerciante Eliane Lima contou que trabalha no local há muitos anos, por isso considera esse trabalho essencial durante o inverno. "Já tivemos sérios problemas por aqui, principalmente durante a cheia dos rios e no período chuvoso. Mas agora vai melhorar bastante após o serviço. Ficamos muito gratos à Cosanpa”, disse Eliane.

O serviço é realizado nas redes principais, onde foi verificada a necessidade de desobstrução. Nesta fase, as avenidas Francisco Corrêa, Siqueira Campos e Galdino Veloso já foram contempladas.

Descarte de resíduos - A Cosanpa alerta para o cuidado com o descarte de resíduos, que se feito de forma irregular pode causar entupimento nas redes. O óleo de cozinha, por exemplo, não se dissolve na água. Ao resfriar, ele endurece e se acumula nas paredes dos encanamentos, bloqueando o fluxo de água e causando refluxo no esgoto.Máquinas e trabalhadores da Cosanpa já estão em ação para prevenir transtornos na zona urbana de Santarém

“Esse serviço de limpeza no esgotamento dessa área em Santarém é muito importante, principalmente porque é bem frequentada não só pelos moradores e comerciantes, mas também por visitantes. O serviço vai ajudar na higienização do lugar", resssaltou o gestor da Cosanpa no Baixo Amazonas, Juca Pimentel.

Texto: Meliny Campos- Ascom/ Cosanpa

bwin Mapa do site