bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E SAÚDE

Formandos do Hospital Ophir Loyola celebram conclusão de residência

Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém, foi palco da solenidade de formatura dos programas de residência médica, multiprofissional e uniprofissional

Por Ellyson Ramos (HOL)
03/02/2024 14h06

Em Belém, formanda cumprimenta profissionais da Saúde na solenidade no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das DocasFormandos dos programas de residência médica, multiprofissional e uniprofissional do Hospital Ophir Loyola (HOL) participaram, na noite da sexta-feira (2), da cerimônia de conclusão das especializações. A solenidade realizada no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém, reuniu autoridades, preceptores, servidores e familiares dos concluintes. A celebração culminou com um coquetel servido aos convidados.

Além da certificação, o evento contou com a entrega dos Prêmios Ouro, Prata e Bronze “Ophir Pinto de Loyola”, um reconhecimento aos melhores Trabalhos de Conclusão da Residência (TCR) de cada programa. A avaliação e eleição foi realizada pela Comissão Técnica Científica.

Em meio aos 57 novos especialistas, a potiguar Kamilly Frazão foi escolhida para ser oradora do Programa de Residência Uniprofissional do HOL. Autora do trabalho “Avaliação da percepção de saúde bucal e qualidade de vida em pacientes com osteonecrose dos maxilares em um hospital oncológico de referência na região Norte do Brasil”, ela recebeu o Prêmio Ouro. O reconhecimento veio pouco depois do discurso no púlpito, onde a, agora especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, recordou do sonho de trabalhar em um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).

“Há exatos três anos, eu recebi a notícia da minha aprovação no programa de residência do Hospital Ophir Loyola. No entanto, 1.976 quilômetros me distanciava da minha nova jornada. Pousei na capital paraense com três malas na mão e uma mãe pronta para não me deixar desistir do meu objetivo. Ao trabalhar no HOL, aprendi sobre resolutividade, proatividade, resiliência e, além de tudo, gratidão. Hoje sou grata por, aos 26 anos, ter aberto mão de um concurso público no Rio Grande do Norte para realizar um grande sonho. Essa é a minha história, mas sei que cada um aqui abdicou de algo para chegar onde estão”, afirmou Kamilly.

Ainda durante a solenidade, a diretoria do hospital prestou homenagens a dez profissionais da saúde pela atuação e busca contínua pela excelência na prestação de serviços. O diretor-geral do HOL, João de Deus, saudou a ex-diretora do hospital e atual titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Ivete Vaz, e parabenizou os formandos pela dedicação no decorrer da especialização.

“Sei da honra e da responsabilidade que é dar continuidade ao trabalho iniciado com a dra. Ivete e é com esse mesmo sentimento de orgulho e emoção que congratulo cada concluinte. Ao longo dos anos, a trajetória de todos foi marcada por desafios, aprendizados intensos e uma dedicação incansável à busca pelo conhecimento. Hoje é um momento significativo em suas jornadas profissionais e, sem dúvida, é um dia para levarmos na memória”, disse o gestor enquanto ressaltava a importância do compromisso de cada formando em contribuir para a saúde e bem-estar da população.

“Testemunhamos a dedicação, a capacidade de enfrentar situações complexas com resiliência e o comprometimento de cada um. Todos tornaram-se profissionais capacitados, especialistas prontos para fazer a diferença no campo da saúde. Lembrem-se que ser um profissional de saúde é uma vocação que vai além do diagnóstico e tratamento. É sobre cuidar, inspirar confiança e fazer a diferença na vida das pessoas, muitas vezes, em um momento de enorme dor”, completou João de Deus.

Compuseram o dispositivo de honra do evento o diretor-geral do HOL; a vice-reitora da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Ilma Pastana; a diretora técnica da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Carla Figueiredo; a diretora de ensino e pesquisa do HOL, Margareth Braun; a diretora clínica, Vânia Brilhante; o superintendente do Instituto Central, José Ronaldo Júnior; e Álvaro de Matos, representando o diretor administrativo do HOL, Fernando Velasco.

Programas - Desde 2009, quando foi certificado como hospital de ensino, o HOL já contribuiu na formação de mais de 600 especialistas. A Residência Médica do HOL qualifica profissionais em Anestesiologia, Clínica Médica, Endoscopia, Neurologia, Mastologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica, Neurocirurgia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Urologia. Já a Residência Multiprofissional em  Oncologia - Cuidados Paliativos, contempla as áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Serviço Social, Nutrição, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

A instituição também dispõe de residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Enfermagem em Atenção Básica ao Câncer, compostas por Enfermagem CTI, Enfermagem Clínica Cirúrgica Oncológica e Enfermagem Oncológica.

bwin Mapa do site