bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS

Governo do Estado investe na ampliação dos serviços de abastecimento de água no Pará

Em obras, sistema de abastecimento de água e esgoto do município de Alter do Chão, será o primeiro da história da Vila, que é um dos principais pontos turísticos do Estado

Por Giovanna Abreu (SECOM)
08/02/2024 08h00

Sistema de Abastecimento Cohab Castanhal no nordeste estadualInvestimentos nos sistemas de abastecimento de água dos municípios paraenses, por meio da construção ou ampliação, seguem sendo uma das prioridades do Governo do Estado, tanto às localidades atendidas pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) quanto às que possuem sistemas ou microssistemas de abastecimento pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). 

Desde 2019 até o ano de 2023, entre as entregas em destaque do setor estão: a melhoria do sistema de abastecimento de Viseu e a ampliação dos equipamentos públicos de Moju, Santarém, Castanhal e Faro.  “Esses investimentos refletem nossa determinação em proporcionar um serviço de água confiável e de alta qualidade, garantindo que os municípios do interior tenham acesso a um recurso tão vital. É uma determinação da atual gestão, sendo assim, estamos focados em atender as necessidades, promovendo o bem-estar e a segurança hídrica para todos”, ressalta José Fernando Gomes Júnior, presidente da Cosanpa. 

O sistema de abastecimento de água e esgoto de Alter do Chão vai beneficiar mais de 14 mil moradores da Vila, que é um dos principais pontos turísticos do Estado. Este é o primeiro sistema de abastecimento da história local. A nova rede, que ainda está em construção, vai contar com um poço com 210 m3/h de vazão e dois reservatórios com capacidade de 400m3 e 300m3. Serão ao todo 39 km de rede de distribuição e 2.130 ligações domiciliares.

“A água tratada e a implantação do sistema de esgoto em Alter do Chão é essencial tanto para os moradores da vila quanto para o desenvolvimento turístico da região. Nossa expectativa quanto moradores é muito boa, pois precisamos realmente de investimentos como este para que possamos ter água de qualidade nas torneiras e uma vila limpa com rede de esgoto apropriada, podendo assim oferecer um turismo de qualidade aos nossos visitantes, pois grande parte da população que reside em Alter do Chão tem como principal fonte de renda o turismo local”, explica a supervisora comercial, Danielly Lima, moradora de Alter do Chão. 

Nordeste paraense – Na região nordeste do Estado, o município de Castanhal ganhou destaque no ano de 2023 após receber três novos setores de abastecimento nos bairros do Jaderlândia, Cohab e Estrela. Com objetivo de promover melhorias para a qualidade de vida da população, o Governo do Estado investiu, até o momento, cerca de R$ 120 milhões na construção de novos sistemas de abastecimento de água. 

Novo Sistema Jaderlândia em CastanhalEm andamento – Já na Região Guamá, o Governo segue com as obras do sistema de abastecimento de água e a construção de um poço artesiano no Setor Milagre, ambos na cidade de Castanhal. Seguindo para a Região Carajás, estão em construção três poços artesianos na localidade de Santa Maria das Barreiras. No Baixo Amazonas, quatro sistemas de abastecimento de água estão em obras, nos municípios de Santarém, Alter do Chão, Oriximiná e Alenquer. 

Fomento - A Seop trabalha em prol do fortalecimento dos programas voltados à área do saneamento e sistemas de fornecimento de água, realizando a perfuração de poços e investimentos em melhorias da capacidade de reservação. “A partir deste ano e nos próximos, as nossas metas, através do Plano Plurianual (PPA) e dos nossos projetos na área, serão intensificadas. Então, nós temos uma satisfação muito grande em dizer que este governo tem um olhar diferenciado para esse setor, tendo em vista que a água é um importante elemento para a sobrevivência, para a qualidade da saúde e de vida de todos os nossos cidadãos do Pará”, pontua Ruy Cabral, titular da Seop.

No Marajó, o Sistema de Abastecimento de água de AfuáEntre as obras que já foram concluídas, estão: a ampliação dos sistemas de abastecimento de água de Afuá, Concórdia do Pará e Inhangapi; implantação de sistemas e microssistemas em Ourilândia do Norte, Vigia, Curralinho, Tracuateua, Rurópolis, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, Muaná, Oeiras do Pará, Trairão, Mojuí dos Campos, Santarém, Parauapebas, entre outros.

bwin Mapa do site