bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

HRPM antecipa e celebra o carnaval junto aos pequenos usuários com o 'Bloco da Pediatria'

Por Governo do Pará (SECOM)
08/02/2024 21h37

Em alusão às festividades carnavalescas que ocorrem em fevereiro, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, na Ilha do Marajó, organizou na quarta-feira (7), o "Bloco da Ped", com usuários em atendimento na Pediatria. Esta iniciativa, conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), foi realizada no espaço lúdico da “Brinquedoteca” da unidade hospitalar, que proporcionou atividades recreativas para os pequenos usuários internados com o intuito de transformar o ambiente do HRPM ainda mais acolhedor, contribuindo para redução do estresse e a ansiedade associados à internação hospitalar.

Joliane Cruz, psicóloga Clínica responsável pela ação, explica que o aspecto lúdico proporciona uma distração valiosa, permitindo que as crianças se envolvam em experiências positivas e criativas, o que pode ter impactos positivos em seu estado emocional. Além disso, acrescenta que a expressão, por meio do brincar e da ludicidade, também pode servir como uma forma de comunicação, especialmente em situações em que as crianças podem ter dificuldades em expressar verbalmente seus sentimentos.

“Essas atividades não apenas oferecem entretenimento, mas também promovem a socialização, interação com outros pacientes, familiares e equipe de saúde, favorecendo a construção de relações mais positivas no ambiente hospitalar. Em resumo, as atividades lúdicas não só proporcionam momentos de diversão, mas também desempenham um papel terapêutico importante, contribuindo para o bem-estar emocional e psicológico das crianças durante o período de internação”, finalizou a profissional.

Aprovação- Ivanete de Lima, 29 anos, é mãe da pequena usuária Maria Cecília de Lima, de apenas 11 meses, que participou do “Bloco da Ped”. Ela comenta que gostou da iniciativa, pois as crianças se distraíram, o que reduz o estresse causado pela internação. “A minha filha quando chegou de lá, já quis voltar. Sempre quando passamos pela Brinquedoteca ela aponta, sugerindo que gosta muito do local. Atividades como essa reduzem o estresse das crianças. Elas ficam mais felizes. O atendimento no Hospital Regional tem sido muito bom, desde que cheguei não tenho do que reclamar, apenas agradecimentos, aos profissionais que tiram seu tempo para tentar agradar às crianças. Só elogios!”, pontuou a dona de casa.

O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade dispõe de assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes do sudoeste marajoara. A região compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS): Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

Serviço: A unidade fica na avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves, na Ilha do Marajó.

Texto: Pedro Amorim

bwin Mapa do site