bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital da Transamazônica é premiado por serviço do Núcleo de Segurança do Paciente

Em Altamira, a Unidade recebeu a Certificação de Honra ao Mérito com reconhecimento da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)

Por Ascom (Ascom)
09/02/2024 09h09

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), localizado em Altamira, no sudoeste do Pará recebeu a Certificação de Honra ao Mérito por ser a unidade hospitalar que mais realizou notificações para segurança do paciente no ano de 2023. Os dados foram reconhecidos pelo Núcleo Estadual de Segurança do Paciente da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA). Foram 181 notificações de eventos adversos não infecciosos declarados no site Notivisa, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com Roberta Silva, supervisora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hospital da Transamazônica, o projeto 'Qualidade na sua Unidade', criado em 2023, ajudou a diminuir algumas fragilidades encontradas durante o ano. A ação busca elevar as metas de segurança do paciente a cada mês, realizando orientações e treinamentos com colaboradores. Também são feitas atualizações de prevenção e controle in loco, por meio de jogos interativos e materiais lúdicos, envolvendo os conhecimentos de cada colaborador.

“Foi realizado também um treinamento para conscientização e instrução sobre Notificações de incidentes por meio de vídeo explicativo, arte de comunicado interno, sobre como notificar. Contamos com o apoio dos coordenadores de cada área para realizar as notificações e incentivar seus colaboradores a informá-las”, informou a supervisora. 

Ainda de acordo com a supervisora, a meta é manter o projeto durante o ano de 2024. Novas artes foram criadas com o objetivo de informar o grupo de trabalho como e quando realizar notificações. O setor que mais notificar será premiado com certificado. 

A enfermeira do Núcleo de Qualidade, Dayane Dias, destaca que há 6 metas de segurança do paciente definidas. Entre elas estão as regras de higienização das mãos para evitar infecções e a melhoria da comunicação entre profissionais de saúde.

“A gente acompanha esses processos com a ajuda dos coordenadores e agora de maneira informatizada melhorou bastante. Internamente nós usamos uma plataforma adquirida pelo Instituto Acqua, mas externamente nós disponibilizamos informações em dois sites: o Notivisa (Anvisa) e o ONA Integrare. Nós temos um prazo até o décimo dia de cada mês para lançar informações no Notivisa. Dessa forma, eles conseguem ter uma noção do que ocorre aqui na instituição e é assim que as avaliações são feitas”, explicou Dayane Dias.

Segundo a Sespa, foram realizadas mais de 2.280 notificações nos hospitais do estado do Pará. Dos 120 Núcleos de Segurança do Paciente, apenas 51 notificaram. Nos dados apresentados consta o HRPT como o primeiro da lista.

Texto de Jonas Ribeiro

bwin Mapa do site