bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Nova Edição do CarnaTEA, em Capanema, oferta terapias e diversão para usuários

Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea dos Caetés) disponibilizou oficinas com confecção de gravatas, máscaras e até cordão carnavalesco

Por Ascom (Ascom)
09/02/2024 10h22

O Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea dos Caetés), em Capanema, nordeste paraense, realizou nos dias 6 e 7, o seu segundo CarnaTEA, oferecendo uma série de intervenções terapêuticas e muita diversão aos seus usuários. O evento proporcionou um espaço dedicado à promoção do bem-estar e aos desenvolvimento social dos usuários, reforçando o compromisso do Natea dos Caetés com a inclusão e o suporte à comunidade autista.

O evento é uma programação alusiva ao carnaval que ofereceu  atividades junto aos usuários e acompanhantes para confecção de adereços, fantasias e máscaras carnavalescas. A programação englobou a participação de todos os usuários inseridos no serviço, promovendo um dia mais dinâmico e descontraído com o intuito de integrar  e socializar, por meio do lazer, através de atividades em grupo.

Eduardo Machado, coordenador do Natea dos Caetés destacou: "foram dois dias de muita alegria e diversão, além das oficinas com confecção de gravatas, máscaras e cordão carnavalesco. Momento único, de sorrir e respeitar as diferenças. Desejo a todos um feliz carnaval, com muita inclusão e respeito’’.

Giselle Marçal, supervisora Natea, enfatizou que o evento  teve como objetivo proporcionar momentos de diversão e descontração dos usuários, bem como, possibilitar a criação de repertórios comportamentais como, trabalho em equipe, criatividade e estimular a interação social dos menores. “Dedicamos dois dias da semana para atividades lúdicas e divertidas, onde todos tiveram oportunidade de participar de oficinas artísticas, brincadeiras e ao final o desfile de carnaval’’

Thais Pamplona, psicóloga de grupo, explicou um pouco sobre a programação “O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por déficits que são clinicamente significativos e persistentes que implicam em prejuízos na comunicação e interação social. Diante disso, o evento alusivo ao carnaval no Natea possibilitou, através de atividades lúdicas aos usuários, desenvolver uma forma mais divertida, engajada, com atividades recreativas e brincadeiras, sendo realizado a confecção de capas de super heróis e jogos de circo como mini golfe e Dardos”.

Entre os participantes, Francisca das Chagas Ribeiro, 61 anos, residente do município de Capanema, mãe de Pedro Emanoel Ribeiro de Oliveira, 9 anos, que já faz acompanhamento no Natea dos Caetés, desde abril de 2023.Francisca Chagas Ribeiro e o filho Pedro Emanuel de 9 anos

“É visível a evolução do Pedro do ano passado até agora, e programações como o CarnaTEA são importantes no desenvolvimento e interação. Ele veio fantasiado de palhacinho. É notável a felicidade em estar interagindo junto aos coleguinhas’’, afirmou Francisca sobre o filho Pedro. 

No local, são oferecidos serviços multiprofissionais que auxiliam no desenvolvimento de pessoas com autismo, com aplicação de protocolos aprovados cientificamente com fonoaudiólogos, profissionais de educação física, psicólogos, terapeutas ocupacionais, trabalham em conjunto a partir da análise comportamental.

Acesso aos serviços - Para ser atendido no Natea Caetés, assim com os demais no Pará, a pessoa com Transtorno do Espectro Autista, seja criança, adolescente e/ou adulto, deve seguir os seguintes passos: ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) ou o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) mais próximos da residência a fim de ser colocado no fluxo de regulação com o objetivo de ser encaminhado finalmente ao Núcleo.

Inserido no Complexo Hospitalar do Caetés (CHC), composto ainda pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) e a Policlínica, o Natea Caetés está disponível para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) encaminhadas pela Atenção Básica dos 16 municípios que formam a região dos Caetés e que possuem a carteira Ciptea, emitida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e funciona na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.
 
Texto de Felipe Brito / Ascom CHC

bwin Mapa do site