bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Mais de 200 agentes de segurança reforçam ações no primeiro dia do Circuito Mangueirosa, em Belém

Por Roberta Meireles (SEGUP)
10/02/2024 21h03

Ações de segurança são intensificadas com mais de 200 agentes integrados no primeiro dia de evento, para garantir a ordem e paz social da população que vai aproveitar a extensa programação da quarta edição do Circuito Mangueirosa, que está sendo realizada no Complexo Ver-o-rio, em Belém. A programação que mantém o tradicional carnaval de rua na capital, inicia na tarde deste sábado, 10, e segue até a próxima terça-feira (13), em seguida é concluída no sábado (17), totalizando cinco dias de evento com expectativa de receber cerca de 30 mil pessoas em cada dia do evento, com início às 14h e encerramento às 22h.

O Secretário adjunto de operações, Luciano de Oliveira, reforçou que todo o planejamento da operação Carnaval foi pensado para a capital e os demais municípios do estado, dentre eles, a programação do Circuito Mangueirosa, visto que muitas pessoas que permaneceram na capital escolheram a programação. 

“Nós reforçamos o policiamento ostensivo, a seccional e o monitoramento de toda a área no entorno do evento, assim como em outros pontos da capital, para garantir uma folia segura aos brincantes e a todos os moradores que permanecem na cidade. Estaremos com as ações intensificadas até o final de toda a programação para manter a ordem pública e paz social dos paraenses”, afirmou Luciano de Oliveira. 

Esquema de segurança - O policiamento ostensivo foi ampliado, dentro do planejamento da Operação Carnaval 2024, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com os órgãos de segurança e parceiros, para garantir com que a população se divirta com tranquilidade. Os cinco dias de evento vão contar com reforço de aproximadamente 200 agentes integrados em cada dia de evento. Entre Policiais Militares e Civis, Agentes do Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal de Belém e Secretaria de Mobilidade Urbana. As equipes que estão reforçando o policiamento ostensivo já estão estar distribuídas em pontos estratégicos por onde passam os foliões e no local da programação. O evento também conta com 150 seguranças privados. 

O supervisor do comando de policiamento da capital I, Major Alexandro, informou que o emprego do policiamento em mais uma edição do Circuito Mangueirosa tem como propósito atuar com o policiamento ostensivo direcionado, empregando seus policiais militares seja com viaturas, motocicletas ou a pé, com o intuito de inibir a prática delituosa. “Nossas ações também visam preservar a ordem pública e o ordenamento, assim como assegurar o bem-estar das pessoas que estiverem participando deste evento hoje e nos próximos dias”, afirmou o comando. 

A Polícia Militar conta com agentes em viaturas quatro rodas, motocicletas e a pé, para que as equipes possam proporcionar transitar em todas as áreas onde terá concentração da população. 

Unidade Policial e monitoramento de  Câmeras de segurança 

Equipes da Polícia Civil reforçam o atendimento na Seccional Urbana da Sacramenta para o atendimento de possíveis ocorrências no local. Outras equipes que atuam também no Centro Integrado de Operações (CIOp) estão mantendo o monitoramento das câmeras de segurança instaladas na área onde ocorre o evento, para auxiliar na agilidade de atendimento de urgência e visualização completa da área. 

Pontos de bloqueios e monitoramento 

As equipes de segurança e trânsito estão posicionadas e fazem o bloqueio de dois pontos próximo da concentração, localizados na Tv.  Dom Romualdo de Seixas com Av. Pedro Álvares Cabral e na Av. Marechal Hermes com Av. Visconde de Souza Franco, onde a passagem de veículos ficará restrita, sendo acesso apenas para pedestres. 

A Polícia Militar também mantém agentes em outros cinco pontos, sendo eles: Av. Marechal Hermes com Tv. Dom Romualdo de Seixas, Av. Marechal Hermes com Tv. Rui Barbosa,  Av. Marechal Hermes com Av. General Magalhães, Av. Marechal Hermes com Tv. Piedade, Praça Waldemar Henrique.

O Major Alexandro complementou ainda, “Somente no espaço em que está ocorrendo o evento propriamente dito nós estamos com cerca de 80 policiais militares somente dentro do espaço, fora o efetivo que está fazendo a segurança dos brincantes que se deslocam para cá ou que saem do espaço em que o evento está ocorrendo. Então ao todo aí nós temos na área em que o circuito maguerosa está ocorrendo cerca de 150 policiais militares ao todo garantindo a segurança dos brincantes que se deslocam para cá e que também se retiram daqui para seus destinos para que possam chegar com segurança também nos seus locais de origem”, concluiu o Major.

bwin Mapa do site