bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Civil reforça Campanha 'Não é Não' contra a Importunação Sexual no Carnaval

Ações abrangem Marudá, Marapanim, Vigia, Curuçá, Castanhal, Abaetetuba, o distrito de Mosqueiro, entre outras áreas do território paraense

Por Laís Menezes (PC)
12/02/2024 10h24

A Polícia Civil está promovendo a campanha de enfrentamento à importunação sexual durante o Carnaval. Intitulada “Não é Não”, a iniciativa ocorre desde o dia 9 até 14 de fevereiro, em diversos municípios, incluindo Marudá, Marapanim, Vigia, Curuçá, Castanhal, Abaetetuba e o distrito de Mosqueiro, entre outros, abrangendo diversas áreas do território paraense.

As ações são realizadas pela Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), Diretoria de Polícia do Interior e Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam) Castanhal e Icoaraci.

A campanha “Não é Não” é uma resposta direta aos crescentes casos de importunação sexual que historicamente marcam o período do carnaval, uma festa que atrai milhares de pessoas nas ruas para celebrar a cultura popular brasileira. A ação visa não somente a prevenção e o enfrentamento a esses crimes, mas também a conscientização pública sobre a importância do respeito mútuo e dos limites pessoais.

Durante o período festivo, a Polícia Civil intensificará a presença policial e a vigilância em áreas de grande aglomeração, oferecendo também canais de denúncia acessíveis para que vítimas de qualquer forma de assédio ou importunação sexual possam denunciar. Isso inclui a atuação direta das delegacias especializadas, que estarão de prontidão para atender e encaminhar os casos da maneira mais eficaz e sensível.

A iniciativa sublinha a importância do consentimento e reitera que qualquer ato de natureza sexual sem o mesmo é, de fato, um crime passível de punição. Além disso, a campanha busca conscientizar as mulheres e outros grupos vulneráveis, fornecendo-lhes informações sobre como e onde denunciar tais crimes, reforçando o compromisso das autoridades com a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos durante uma das maiores festividades do país.

“O sucesso da campanha “Não é Não” depende também da colaboração da população, que é incentivada a denunciar qualquer caso de importunação sexual. A Polícia Civil do Pará disponibiliza diversos meios para as denúncias, incluindo o Disque Denúncia 181, o aplicativo Iara, além dos serviços online e presenciais oferecidos pelas delegacias especializadas”, ressaltou a titular da DAV, Ariane Melo.

Através dessa ação, a Polícia Civil do Pará reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade e o enfrentamento à violência de gênero. “Estamos enviando uma mensagem clara de que o carnaval deve ser um espaço de alegria e respeito mútuo, livre de qualquer forma de violência ou assédio”, afirmou o diretor de polícia do interior, Hennison Jacob.

bwin Mapa do site