bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VISITA

Secretária Nacional de Esportes de Alto Desempenho visita o projeto das Usinas da Paz na Grande Belém

A secretária esteve em Belém acompanhando a Seleção Brasileira de Basquete feminino no pré-olímpico realizado na capital paraense

Por Matheus Rocha (SEAC)
12/02/2024 13h29

A ex-jogadora de basquete e atual secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho do Governo Federal, Iziane Marques, conheceu, nesta segunda-feira (12), a Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro, no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. Iziane está em Belém desde a última semana, acompanhando a seleção brasileira feminina de basquete durante a disputa do torneio Pré-Olímpica. A secretária do Governo Federal aproveitou a estadia na cidade para conhecer este, que é considerado um dos maiores projetos de cidadania do Brasil. 

Durante a visita, a secretária nacional conheceu a estrutura e os trabalhos realizados na Usina da Paz e falou sobre o que achou do projeto.  

“Eu já tinha entendido a importância das Usinas dentro dos territórios de vulnerabilidade social e hoje pude realmente perceber a grandiosidade deste projeto. É importantíssimo que as políticas públicas se intercalem na promoção, não só da paz, mas da dignidade humana. Todos os serviços ofertados aqui dentro da Usina, como esporte, lazer, saúde, inclusão social através de oficinas profissionalizantes, reforço escolar, são desenvolvidos para que a população em vulnerabilidade tenha acesso àquilo que lhe foi negado ao nascer em uma condição menos favorecida e, assim, possa acessar a sua plenitude como ser humano. Estou muito feliz em conhecer este projeto.” declarou Iziane. 

A Secretária Adjunta de Articulação da Cidadania, Alessandra Amaral, acompanhou a visita e reforçou a importância de apresentar e disseminar o trabalho realizado pelas Usinas da Paz.

“A gente se sente muito honrado em mostrar como o Governo do Estado vem transformando a vida das pessoas nas comunidades atendidas, desde 2019, pelas Usinas. É muito gratificante saber que tudo que ela vivenciou aqui será levado para Brasília e multiplicado.” destacou a gestora. 

Iziane Marques

Iziane Marques - Ex-atleta profissional de Basquete, Iziane dedicou uma significativa parte de sua carreira esportiva representando o Brasil em diversas competições, como as Olimpíadas de 2004 e 2016, além da Copa do Mundo de 2006. Sua trajetória no esporte também se estendeu pela principal liga de basquete feminina do mundo, a WNBA, onde jogou por diversas temporadas. 

Usinas da Paz - As Usinas da Paz são complexos multifuncionais que oferecem uma variedade de ações e serviços que abrangem áreas cruciais para a transformação social, como saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. Mais de 70 serviços intersetoriais são disponibilizados de forma gratuita, envolvendo secretarias estaduais e órgãos parceiros.

Atualmente, já estão em funcionamento nove Usinas, sendo 7 na Região Metropolitana de Belém (Cabanagem, Bengui, Guamá, Terra Firme, Jurunas/Condor, Ananindeua, Marituba) e duas na região sudeste do Estado (Parauapebas e Canaã dos Carajás). Além dessas, outras 28 UsiPaz estão em construção.

bwin Mapa do site