bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOMENTO

Governo lança Circuito do Artesanato Paraense 2015

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/10/2015 14h17

Será lançado oficialmente nesta terça-feira, 20, a partir das 19h, o Circuito do Artesanato Paraense 2015 e da IV Feira Estadual do Artesanato (Fesarte). Os dois eventos congregam um conjunto de exposições com tipologias artesanais de todas as regiões do Estado que vão inovar o conceito de mostra e comercialização do artesanato paraense a partir de uma proposta inédita de exibição. Documentários que mostram as origens de mestres artesãos de diversas regiões do Pará e os ofícios por eles desenvolvidos serão exibidos em dentro de uma imensa cúpula, em 360 graus.

Outra novidade será a presença de artesãos dentro desta mesma cúpula confeccionando, ao vivo, peças de diferentes tipologias de artesanato para apreciação em tempo real. Em tempos de crise econômica, o Pará tem garantido o equilíbrio financeiro por meio de ações que garantem a manutenção de milhares de postos de trabalho. O investimento na cadeia do artesanato está entre as iniciativas que tem produzido resultados positivos tanto do ponto de vista da geração de emprego e renda quanto da essencial renovação e fortalecimento dessa tradição milenar.

"O Pará é rico em recursos naturais, mas a maior riqueza do Estado está contida no que é produzido pelos artesãos paraenses a partir desses recursos. O Circuito do Artesanato Paraense será um espaço para o artesão apresentar seu trabalho ao grande público, de forma que o visitante perceba toda a complexidade contida na confecção de cada peça”, explicou o titular da Seaster, Heitor Pinheiro.

A primeira das quatro etapas do Circuito Paraense do Artesanato acontecerá em Castanhal, na Praça do Estrela, de 22 a 25 de outubro. As demais serão realizadas nas cidades de Santarém (12 a 16/11), Marabá (25 a 29/11) e Belém (12 a 20/12), que também terá características de evento internacional. A cerimônia de lançamento que acontecerá hoje contará com a presença de mestres artesãos de diferentes tipologias e também de representantes do governo do Estado.

O Circuito Paraense do Artesanato está entre as ações do Programa de Apoio à Produção e Comercialização do Artesanato Paraense, que, por sua vez, integra a política de Geração de Trabalho, Emprego e Renda da Seaster. As ações são coordenadas pela Diretoria de Qualificação Profissional e Empreendedorismo (DQPE) e pela Coordenação de Empreendedorismo e Economia Solidária (CEES), da secretaria.

"Esperamos que os artesãos possam se tornar grandes empreendedores, expandir seus negócios e fomentar essa que é uma cadeia produtiva tão importante para o Pará, assim como almejamos que a sociedade conheça as tipologias artesanais de acordo com a sua região e valorize suas riquezas, por isso a proposta de fazer o circuito de forma regional”, concluiu Heitor Pinheiro.

Dados do Instituto de Gemas e Jóias da Amazônia (Igama) mostram que o mercado do artesanato paraense cresceu 28% em 2014. O setor segue em alta também neste ano de 2015, e já contabiliza um crescimento de 20% só no primeiro semestre. Dentro desse contexto, a Seaster procura identificar, qualificar e assessorar artesãos das mais diferentes tipologias e regiões do Estado constantemente, de modo que o artesanato paraense seja cada vez mais competitivo dentro e fora do país. Exemplo recente foi o financiamento de 65 profissionais locais numa Feira realizada em Recife (PE), onde os mesmos geraram uma receita de R$ 154 mil para 27 mil peças comercializadas.

bwin Mapa do site