bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREGO E RENDA

Cozinha comunitária oferta alimentação saudável e capacitação profissional

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/10/2015 18h37

Com produção diária mínima de 100 refeições por dia, a cozinha comunitária inaugurada na quarta-feira (30) em Rondon do Pará, no sudeste do Estado, vai beneficiar, por mês, mais de duas mil famílias em situação de vulnerabilidade social. O projeto objetiva assegurar o direito à alimentação e ampliar a oferta de refeições nutritivas economicamente acessíveis. O espaço funcionará de segunda a sexta feira, de 8h ao meio-dia, e vai desenvolver também atividades educativas, formativas e produtivas, como a capacitação de mão de obra para o setor de produção de alimentos em articulação com programas de geração de emprego e renda.

A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome construíram e equiparam o espaço, e a operacionalização da cozinha é de responsabilidade da gestão municipal, em parceria com organizações comunitárias. De 100 refeições diárias oferecidas, 30 serão para famílias encaminhadas e acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

A cozinha vai atender pessoas de vários grupos sociais em situação de insegurança alimentar e nutricional, beneficiando os trabalhadores locais formais e informais de baixa renda, gestantes desnutridas, ambulantes, desempregados, estudantes, idosos, aposentados, pessoas com deficiência e moradores de rua que estejam em situação de vulnerabilidade social e econômica, encaminhados pelo Cras.

Durante a cerimônia de inauguração, o titular da Seaster, Heitor Pinheiro, ressaltou a importância do projeto para o município. "Esse espaço, além de promover ações de educação alimentar e nutricional, preservando e resgatando as culturas alimentares, proporcionando uma alimentação de qualidade, diversificada, economicamente acessível e rica em nutrientes, vai também capacitar e gerar emprego e renda para a população do município”, destacou.

bwin Mapa do site