bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HOMENAGEM

Concerto no Theatro da Paz marca 143 anos da Banda Sinfônica Lauro Sodré

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/04/2015 12h12

A Banda Sinfônica da Escola Lauro Sodré apresenta nesta quarta-feira, 08, às 19h, no Theatro da Paz, um concerto especial para celebrar os 143 anos de fundação. No palco, cerca de 90 músicos da banda e solistas convidados apresentam ao público um repertório bem variado, com músicas populares. O concerto será aberto ao público e convidados. Os convites podem ser retirados na bilheteria do Theatro, a partir das 9h de hoje.

Considerada a banda musical escolar mais antiga do Brasil, a Banda Sinfônica Lauro Sodré foi fundada em 1857 e instituída oficialmente no dia 30 de março de 1872, em portaria publicada pelo governador em exercício à época, Abel Graças.

O concerto de comemoração pelos 143 anos da Banda Sinfônica da Escola Lauro Sodré tem duração total de uma hora e meia e foi dividido em duas partes, com uma participação especial, no intervalo das apresentações, do grupo de percussão da banda, formado por 10 músicos.

Na abertura do programa, o público assistirá a uma sequência de sete músicas populares, que abre com a canção “Emoções”, de Roberto Carlos. A segunda parte do concerto tem início com “Valquíria”, um dobrado sinfônico composto por José Barbosa de Brito, e encerra com um pout pourri de canções da Jovem Guarda.

Também foram convidados para o concerto especial músicos do Corpo de Bombeiros, Exército e Guarda Municipal e alunos da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Fundação Carlos Gomes, que já passaram pela Sinfônica do Lauro Sodré.

Segundo o regente Silas Borges da Silva, todo o concerto foi programado para homenagear os músicos que já passaram pela banda, além de incentivar os projetos de música na escola pública. “Vamos apresentar um repertório basicamente de músicas populares brasileiras e queremos mostrar que dentro da escola pública há projetos de qualidade, como a Banda do Lauro Sodré’, disse.

Mantida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), a Banda Sinfônica Lauro Sodré tem como principal diretriz a inserção do ensino musical na escola. A Sinfônica já trouxe ao Pará 17 títulos nacionais, como o pentacampeonato no Concurso Nacional de Fanfarras, realizado em Campo Grande (MS) e o Tetracampeonato na Copa Enviro Chemie, em Santa Fé (PR).

A Banda Sinfônica Lauro Sodré mantém uma média de 30 apresentações por ano, que incluem concertos de aniversários, apresentações em inauguração de escolas e outros eventos do governo do Estado, além de viagens para participar de campeonatos e concertos.

Projeto - Desde 2004, a Banda Sinfônica Lauro Sodré mantém o projeto “Educando pela Música”, que já atendeu mais de 1.800 estudantes da rede pública, na capital e no interior. Todo início de ano letivo, são abertas 400 vagas para a comunidade interessada em participar do projeto. “Como o projeto cresceu bastante, é tradição ofertarmos vagas tanto para alunos de escola pública que ainda não são musicalizados, quanto para músicos do interior que vem morar em Belém e não tem oportunidade de continuar o estudo da Música”, explicou Silas Borges.

Serviço: O concerto em homenagem aos 143 anos de fundação da Banda Sinfônica Lauro Sodré será nesta quarta-feira, 08, às 19h, no Theatro da Paz. O concerto será aberto ao público e convidados. Os convites podem ser retirados na bilheteria do Theatro, a partir das 9h.

bwin Mapa do site