bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Gincana Literária explora obra e vida de autores paraenses

Por Redação - Agência PA (SECOM)
31/03/2015 17h19

Gestores das Unidades Seduc na Escola (Uses) participaram do lançamento da Gincana Literária, da XIX Feira Pan-Amazônica do Livro, na manhã desta terça-feira (31), no auditório da Escola Deodoro de Mendonça. Foi o momento de tira dúvidas sobre o regulamento do evento e sortear as quatro unidades que estarão participando das atividades da gincana.

A Gincana Literária é uma das ações da Feira, organizada pela Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre os alunos da Rede Pública Estadual, a partir valorização das obras dos autores paraenses.

Realizada desde 2004, a edição do evento deste ano já está agendada para os dias 17, 18 e 19 de setembro, no Teatro Estação Gasômetro. Cada um das quatro unidades sorteadas terá um período para confirmar se irá participar da Gincana.

A confirmação será feita em reunião a ser agendada com os gestores das Uses e os organizadores da Gincana, quando também serão sorteados os quatro autores que participarão do evento.

 “O projeto tem como importância resgatar a literatura clássica dos autores paraenses para os alunos da rede estadual de ensino, que poderão estudar mais sobre a vida e a obra desse autor”, disse a coordenadora da Feira Pan-Amazônica do Livro, Andressa Malcher.  

Segundo a coordenadora do Sistema de Gestão de Bibliotecas Escolares (Siebe), Arilene Piedade, cerca de 20 escolas devem estar envolvidas na Gincana Literária deste ano, desde a preparação à organização das torcidas das equipes. “É um evento de grande importância para a rede estadual que terá acesso à Literatura Paraense, por meio de uma modalidade de gincana que foge à rotina de sala de aula, favorecendo a integração e o entrosamento entre a equipe que estará participando”, disse ela.

Além da prova de redação, que será aplicada no primeiro dia o evento a apenas um estudante escolhido por cada unidade participante, os 15 alunos selecionados de cada equipe irão responder a 20 perguntas, sendo dez  relacionadas à vida do autor e outras dez sobre a obra do autor, além de fazer uma dramaticação.

bwin Mapa do site