bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COOPERAÇÃO

Seduc e Diocese de Castanhal discutem a construção da Escola de Artes São Lucas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
05/03/2015 21h48

O projeto de construção da Escola de Artes São Lucas, idealizado pela Diocese de Castanhal, município do nordeste paraense, foi discutido nesta quinta-feira (5) durante reunião entre o secretário de Estado de Educação, Helenilson Pontes, e o bispo da Diocese, Dom Carlos Verzeletti. Ambos conversaram sobre o protocolo de intenções para a assinatura de um convênio entre a Seduc e a Diocese de Castanhal destinado à viabilização da obra.

A Diocese de Castanhal está implantando a Escola de Arte São Lucas. Segundo o bispo, já vem sendo mantido um diálogo com o Governo do Estado voltado à assinatura de um convênio para concluir as obras. “Nossa intenção é que a escola comece a funcionar já no próximo semestre. Nós temos consciência que o governo tem um papel fundamental na educação, e ficamos felizes com a parceria com outros segmentos, que também trabalham para a educação do nosso povo”, declarou Dom Carlos Verzeletti.

O objetivo da Diocese, explicou o bispo, é que a escola se torne referência no ensino das artes no Pará. Dom Carlos Verzeletti disse que o grande objetivo da instituição será desenvolver a aptidão artística nos alunos. A escola contará com laboratórios de artes, que servirão para identificar talentos e promover cursos profissionalizantes, com dois a três anos de duração. “Queremos inserir a dimensão artística no mundo do trabalho. Não é apenas a arte pela arte, mas também queremos criar coisas novas e contribuir com o desenvolvimento do indivíduo e do estado”, ressaltou.

Música - Dom Carlos Verzeletti acrescentou que, para criar a instituição, se inspirou na experiência das escolas de artes europeias, adaptada à realidade local. Em parceria com o governo estadual, já vem sendo mantido o curso de Música, o primeiro da escola, nos salões da própria Diocese.

O secretário Helenilson Pontes propôs a assinatura de um acordo de cooperação com a Diocese para viabilizar a conclusão da obra. “Nós temos como uma de nossas prioridades o estímulo do ensino técnico no Estado, e vamos assinar um acordo de cooperação em que a Seduc irá disponibilizar servidores, apoio logístico e financeiro, ampliando o ensino técnico no nosso Estado”, afirmou.

Helenilson Pontes também informou que o Governo do Estado está construindo uma Escola Tecnológica em Castanhal, a qual terá seu projeto  ampliado. “Junto com a Escola de Artes São Lucas ampliaremos o ensino técnico no município e na região nordeste do Pará, aumentando o acesso da população a este tipo de ensino profissionalizante”, finalizou o secretário.

bwin Mapa do site