bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO

Santarém recebe comitiva estadual para planejar novos investimentos na região

Por Redação - Agência PA (SECOM)
05/03/2015 14h05

Uma comitiva composta por oito secretários de Estado, quatro gestores de empresas públicas estaduais e o vice-governador do Pará, Zequinha Marinho, desembarcou em Santarém nesta quinta-feira, 5, com a missão de incrementar as ações e projetos de desenvolvimento em execução ou previstos para a região do Baixo Amazonas. Titulares das pastas de produção e planejamento, os representantes do Governo do Estado participam de uma série de reuniões com o setor público, o setor produtivo e o terceiro setor.

A primeira escala da visita foi na Associação Comercial de Santarém. Recebidos pelo prefeito Alexandre Von, no auditório onde estavam reunidas quase 150 pessoas, os secretários e gestores estaduais expuseram os motivos da visita, enumerando diversos investimentos da gestão estadual no município. Um dos focos desses investimentos é o turismo, com aporte de recursos previsto em mais de R$ 45 milhões.

Em algumas obras, sobretudo de infraestrutura, o suporte financeiro é dividido com o Banco do Brasil, que cofinancia, por exemplo, a construção do Centro de Convenções e do Terminal Hidroviário de Santarém. Durante esta manhã, na primeira reunião dos representantes do Estado com os órgãos de administração municipal, foi assinado um protocolo de intenções entre Banco do Brasil e Prefeitura de Santarém, com o propósito de renovar o compromisso da instituição financeira na promoção do desenvolvimento regional.

O vice-governador do Pará, Zequinha Marinho, destacou a importância da criação do Grupo de Gestão Integrada para o Desenvolvimento Regional Sustentável, que se consolida com essa visita a Santarém, classificando-o como uma das mais importantes políticas públicas do governo Simão Jatene. “O que faz a diferença, aqui, com essa iniciativa do governador, é a forma como o desenvolvimento acontece. O GGI é um modelo que contemplará primeiramente o município de Santarém, mas será expandido para as demais regiões do Pará”.

“O governador Jatene determinou que nós viéssemos aqui, interagíssemos com a sociedade, falássemos sobre os nossos projetos, mas, sobretudo ouvíssemos o que todos têm a dizer. Não existe desenvolvimento sem integração. O chefe do Executivo Estadual deve governar para todo o Estado, por isso não deixaremos nenhuma região do Pará desassistida”, completou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki.

À noite, a comitiva do governo se reúne com representantes do setor produtivo na Associação Comercial de Santarém.

bwin Mapa do site