bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Obras do Hospital Abelardo Santos chegam ao oitavo piso

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/03/2015 17h52

O ritmo de trabalho é intenso no canteiro de obras do novo Hospital Regional Abelardo Santos, que está sendo construído pelo governo do Estado no distrito de Icoaraci, em Belém. São 360 operários trabalhando no prédio principal, que terá dez andares, com 259 leitos, e mais um prédio anexo onde serão instalados auditórios, cozinha, refeitório, lavanderia, vestiário e área de manutenção. Este será o maior hospital público da região metropolitana, beneficiando cerca de 1,2 milhão de pessoas.

A área de construção do novo Abelardo Santos é de 45 mil metros quadrados, sete vezes maior que a do antigo hospital que funcionava no mesmo local e foi demolido. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). Esta semana, as obras já chegaram ao oitavo pavimento. “A meta é concluir toda a estrutura do prédio principal, ou seja, chegar à décima laje até o mês de junho”, diz o engenheiro Paulo Leão.

As etapas seguintes incluem instalações elétricas e hidrossanitárias e os serviços de acabamento da obra, como paisagismo, climatização, instalações de gases medicinais, instalações hidráulicas de prevenção e combate à incêndio, além da aquisição e instalação dos equipamentos. “A obra será entregue pronta, com todos os equipamentos e movelaria, no fim deste ano”, garante o engenheiro.

Para o diretor interino do Abelardo Santos, Walter Amoras, além de melhorar o atendimento à população, o novo hospital deve se tornar referência na área do ensino e pesquisa. “Com estrutura moderna e equipado com aparatos científicos e tecnológicos atualizados, o hospital deverá aumentar em mais de 200% a oferta de leitos, tornando-se um dos mais modernos da América Latina e referência em ensino, pesquisa e extensão na área da saúde”, frisa.

No hospital funcionarão várias clínicas, entre elas a pediátrica, cirúrgica, médica e de traumatologia. O espaço também oferecerá serviço de terapia renal, Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) infantil e adulto, centro cirúrgico com cinco salas, unidade de transplante, maternidade, laboratório de análises clínicas, serviço de reabilitação e centro de diagnóstico por imagem, que fará os exames mais modernos de mamografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada.

bwin Mapa do site