bwin

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Agroextrativistas de Almeirim recebem o Cadastro Ambiental Rural

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/02/2015 16h23

Dezesseis famílias agroextrativistas de Almeirim, no oeste do Pará, foram contempladas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades. O documento obrigatório é o primeiro passo para a regularização ambiental da propriedade e permite às famílias acesso a políticas públicas governamentais. A Fundação Jari é parceira no processo de emissão do documento, contribuindo com a logística técnica.

De acesso gratuito por meio da Emater, o CAR beneficia populações tradicionais e o agricultor familiar detentor de até quatro módulos fiscais de área, garantindo o acesso dos agroextrativistas da Comunidade Repartimento dos Pilões, a cerca de 170 quilômetros da sede do município, aos recursos oriundos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que variam de R$ 8 mil a R$ 15 mil. “Estamos muito agradecidos pelo apoio e empenho da Emater. Este documento vai ajudar a melhorar a nossa vida”, disse o extrativista José Ribamar Cardoso, 73 anos.

O projeto de acesso ao financiamento, que terá a assinatura da Emater, vai garantir quase que totalmente o custeio da atividade com a castanha do Pará, principal atividade econômica na Repartimento dos Pilões. A idéia é melhorar o acesso aos castanhais com a limpeza das áreas de produção e dos igarapés que cortam os castanhais nativos. “O documento vai garantir o acesso ao crédito e consequentemente à melhoria da produtividade, comercialização e principalmente à qualidade de vidas dessas famílias”, disse o técnico da Emater Elinaldo Silva.

A Emater estima que o acesso ao crédito para o desenvolvimento das atividades na comunidade deve acrescentar pelo menos 20% na renda das famílias. Hoje toda a produção dos agroextrativistas é comercializada no município. Na na comunidade Repartimento dos Pilões, a Emater também presta assistência técnica na produção de hortaliças em geral, pequenos animais e o cacau nativo. Só em Almeirim, 150 CARs já foram entregues em benefício das famílias da zona rural.

<
bwin Mapa do site